Nova técnica na manutenção
Operadores da prefeitura colocam em prática novas técnicas aprendidas durante capacitação para melhorias das estradas
12/09/2019 08h24 - Atualizado em 12/09/2019 às 08h24
No fim de agosto os operadores de máquinas da secretaria de Infraestrutura de Palma Sola passaram por uma capacitação para aprender novas técnicas de manutenção e arrumação das estradas municipais. Conforme o secretário Selito Tres, desde a semana passada, os conhecimentos aprendidos estão sendo postos em prática.
Na região da ABB, estrada de acesso à linha Sagrada Família, os trabalhos foram realizados na semana passada. Selito explica que o instrutor Darci Castanha esteve no município para ministrar os ensinamentos práticos. Além da região da Sagrada Família também foi arrumada uma parte da São Roque e nesta semana os trabalhos seguem até a linha Santo Inácio.
Ao todo são cerca de 10 quilômetros de estradas recuperadas. Até então era feito a escalificação (arrancar o cascalho velho) da estrada e depois jogado o cascalho por cima seguido do patrolamento. Agora a técnica utilizada é diferente, primeiro limpa-se a estrada, os barrancos, depois faz a patrolagem, e em seguida solta o cascalho por cima, para só então escalificar a estrada. “Nesse processo a gente mexe com a estrada com o cascalho novo já colocado por cima, mexemos várias vezes, para misturar bem o material. Dessa forma, cria-se uma camada maior de material solto, que fica mais macio e a estrada assenta melhor”, explica Selito.
Conforme o secretário a promessa é que a durabilidade da estrada seja muito maior. “Eles nos afirmaram que dentro de um ano devemos fazer uma nova limpeza, e que esse trabalho pode ter durabilidade de até quatro anos sem precisarmos revitalizar a estrada novamente. A nossa expectativa é muito boa, a estada está ficando bonita, até fica difícil acreditar que é um serviço realizado pela prefeitura, por que até então só empresas de fora que faziam. Isso mostra que nós temos capacidade de fazer, e que vai ficar pra muito tempo, estamos melhorando de forma permanente a condição das nossas rodovias”, detalha.