Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
13/09/2019 às 08h25min - Atualizada em 13/09/2019 às 08h25min

Geração de energia eólica

Torre eólica instalada em Cedro deve iniciar a geração de energia a partir da semana que vem

Torre eólica instalada em São José do Cedro deve iniciar a geração de energia a partir da semana que vem. O empreendimento foi instalado em uma área na Linha São Domingos, às margens da BR 163, em São José do Cedro. O responsável técnico pela instalação, Anderson Rossette, lembra que o projeto iniciou em 2012 com os primeiros estudos de vento na região e análises da viabilidade.
Conforme ele, foi analisado a consistência do vento local, além da viabilidade técnica e prática para a instalação. Um dos fatores importantes para a escolha de São José do Cedro foi o ponto de conexão na subestação de Celesc. Além disso, verificou-se que o local tinha um vento favorável para o tamanho do Aerogerador, e era de fácil acesso, visto que o local fica às margens da BR 163. A empresa que realizou os procedimentos chama-se Energética Ventos Meridional Oeste. “O projeto foi desenvolvido por nós, fizemos o projeto civil, a instalação mecânica e elétrica”, explica Anderson.
Para a instalação foi necessária a utilização de um guindaste específico para adequar o material e posicionar a torre na vertical. A máquina de 500 toneladas veio de São Paulo apenas para este serviço, que era considerado bastante complexo. A torre, que tem 50 metros de altura, será a primeira do Estado neste formato. Após a instalação iniciaram as conexões com a rede e agora a torre está pronta para entrar em operação. O investimento para instalar apenas uma torre ultrapassa os R$ 10 milhões. “Por isso, é feito estudo de viabilidade que analisa o volume e intensidade dos ventos, pois o valor investido é muito alto”, justifica Anderson.
A torre possui capacidade para gerar cerca de um megawatt ao mês e terá 30% de eficiência, ou seja o aerogerador tem uma potência instalada de 900 kw, o que seria suficiente para alimentar 2 mil residências de baixa renda. Existe um estudo para instalar mais geradores integrados a sistemas solares. A ideia é avaliar os resultados desta primeira torre para ampliar e possivelmente criar um parque eólico em São José do Cedro. “Este será um grande avanço para o município e um grande investimento em energia renovável”, finaliza.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90