Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
21/09/2019 às 08h42min - Atualizada em 21/09/2019 às 08h42min

Pops é ouro no Dança Catarina

Na semana passada foi realizado em São Miguel do Oeste a etapa mesoregional do festival Dança Catarina. O festival escolar, iniciou no dia 4 de setembro e tem etapas em todo o Estado para selecionar as melhores coreografias, que irão participar nos dias 22 e 23 de novembro da etapa estadual, em Presidente Getúlio. O evento microrregional reuniu apresentações de escolas de 18 cidades, incluindo Palma Sola, Anchieta, Guarujá do Sul e São José do Cedro. Estavam em disputa as categorias Mirim, Juvenil, Infantil e Mostras Coreográficas.
Dois grupos de Anchieta conseguiram trazer para o município o ouro em duas categorias. Coordenados pela professora Thaysa Moreira, ao todo foram 26 alunos envolvidos nas apresentações. O grupo de dança do Pops de Anchieta apresentou duas coreografias: a primeira chama-se O Grito do Silêncio, e retrata o período da ditadura militar e da censura à cultura, apresentado na modalidade de Dança Livre Juvenil. A coreografia foi construída com base em um trabalho produzido pelos alunos na disciplina de história que foi matéria no Sentinela na edição da semana passada. A segunda coreografia chama-se Fuá de Cabral no Forró, que contou de forma divertida a chegada de Cabral no Brasil com a música do Mestre Ambrósio na modalidade de Dança Popular Juvenil.
A professora Thaysa atua na disciplina de dança no Pops através do Ensino Médio Inovador. Ela conta que os dois grupos conquistaram o primeiro lugar e garantiram a participação na fase regional Oeste, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, em Itá. Os critérios de avaliação incluem: figurino, movimentação, as figuras em palco, a expressividade e a temática. “Nós fomos muito elogiados, nas duas coreografias, pela expressividade e a proposta dentro da arte educação, como é um festival escolar de dança. Ou seja, os jurados levam em consideração se estamos nos atendo a assuntos escolares, o que soma pontos”, comenta a professora.
Conforme ela, quando foram anunciados como vencedores do primeiro lugar, tanto os alunos como ela sentiram uma sensação de satisfação. “Eu como professora e os alunos ficamos muito felizes por conseguirmos cumprir esse objetivo muito bem. Eu sinto até hoje a alegria deles, pelo reconhecimento do trabalho realizado. O que gostei bastante foi a interação entre eles, que são de turmas diferentes e se ajudaram, bastante inclusive, com uma energia muito positiva. Acho que o que valeu no festival, além da conquista da premiação, é a trajetória que eles construíram juntos”, enfatiza.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90