01/10/2019 às 17h02min - Atualizada em 01/10/2019 às 17h02min

Município oferece mais de 200 tipos de medicamentos na Farmácia Básica

Conforme a farmacêutica da secretaria da saúde em SJCedro, Karoline Lazarotto, são 231 itens oferecidos gratuitamente aos pacientes e no momento não há falta de nenhum deles. São comprimidos, frascos, ampolas e outros modelos disponíveis aos pacientes e também para os profissionais no uso ambulatorial.

Ela afirma que tem planejado novas compras para evitar a falta de algum tipo, gerando transtornos às pessoas que precisam e cobrança ao poder público. A previsão é fazer um estoque no mês que vem que dure até o começo do ano. A farmacêutica explica que são remédios destinados as mais diferenças doençascomo hipertensão e diabetes.Ela percebe que há uma busca intensa de antidepressivos e somente no primeiro semestre foi contabilizada a entrega de 300 mil compridos para essa doença. Outra demanda em nível local é por anti-inflamatórios e analgésicos.

Além disso, os medicamentos das farmácias básicas são entregues mediante a receita e recomendação médica. Karoline esclarece que o objetivo é dar segurança ao paciente. São fornecidos remédios prescritos tanto por médicos do Sus nas unidades de saúde e hospital, como também aqueles solicitados em consultas particulares.

A profissional esclarece que os cerca de 230 tipos de substâncias são previstas no Rename que é a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais e são responsabilidade dos municípios. Já alguns itens de média e alta complexidade são responsabilidade do estado ou governo federal. No caso do Estado estão previstos no Ceaf, o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

Fonte: Rede Peperi


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90