Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
11/12/2019 às 13h46min - Atualizada em 11/12/2019 às 13h46min

Moradora de Palma Sola morre após cirurgia bariátrica em Lages

Mulher foi diagnosticada com embolia pulmonar, entretanto, o laudo não apontou se o caso é oriundo do procedimento cirúrgico

Uma mulher morreu no Hospital Santa Rita de Cássia de Palma Sola no início da tarde desta terça-feira (10) após uma cirurgia bariátrica. O procedimento clinico ocorreu no dia 19 de novembro em uma unidade hospitalar de Lages (SC).

A paciente deu entrada no hospital de Palma Sola por volta das 2h30 com mal-estar, porém, o quadro se agravou durante buscas por transferência para um centro de maior complexidade. Franciele Cristina Mühl, de 39 anos, veio à óbito por volta das 12h.

Segundo o Boletim de Ocorrência, um médico optou pelo acionamento do Instituto Médico Legal (IML) de São Miguel do Oeste a fim de realizar exames cadavéricos para apontar as reais causas da morte.
Segundo uma fonte ligada ao IML, Franciele foi diagnosticada com embolia pulmonar, entretanto, o laudo não apontou se o caso é oriundo do procedimento cirúrgico. Equipes devem investigar o caso a fim de descobrir se a doença tem ligação com a cirurgia bariátrica.

Conforme o blog do doutor, Drauzio Varella, a embolia pulmonar é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos. Fatores de risco são imobilidade prolongada, cirurgias, câncer, tabagismo, anticoncepcionais com estrógeno e reposição hormonal.

A embolia pulmonar é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos (trombos ou êmbolos) que, na maior parte das vezes, se formam nas veias profundas das pernas ou da pélvis e são liberados na circulação sanguínea. Apesar de mais raros, também existem casos de embolias gordurosas provocadas por traumas ou fraturas, de embolias aéreas (bolhas de ar) e de líquido amniótico.
A gravidade do quadro está diretamente correlacionada com o tamanho do êmbolo. Os maiores podem interromper completamente a circulação pulmonar. Essa condição pode ser mortal.

Fonte: Oeste em Foco 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90