Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
13/02/2020 às 08h09min - Atualizada em 13/02/2020 às 08h09min

Placas passam a ser fabricadas em Palma Sola

O proprietário da fábrica de placas, Tiago Bianqueto explicou como funcionará o novo modelo da placa implantada no Mercosul

A placa do Mercosul começou a valer em todo o Brasil desde 31 de janeiro de 2020. O novo padrão substitui a antiga placa cinza, mas só precisa ser instalado em carros novos, no primeiro emplacamento, e em outras situações que exijam a troca.
Na última semana a equipe do Sentinela, entrou em contato com o proprietário da fábrica de Placas Mercosul de Palma Sola, Tiago Bianqueto. O proprietário explicou como funcionará o novo modelo de placa. 
“A Placa Mercosul foi criada no tratado do Mercosul entre todos os países em 2014, sendo evoluída essa questão de como seria implantada. No Brasil a placa emplacou porque precisava-se aumentar o número de combinações de placas para veículos. Aproveitando o tratado de criação de uma placa única no Mercosul, o Brasil iniciou a implantação no ano de 2017. O Contran obrigou todos os estados, todos os Detrans a implantarem até 31 de janeiro o novo modelo. Todos os veículos que tiverem documentação feita, a partir de fevereiro já vão estar com a placa Mercosul” explica Tiago.
Resumidamente até o ano de 2019 os países-membros do Mercosul se dividem em duas categorias: Membros efetivos: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Membros associados do Mercosul: Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname.
Segundo Tiago, quem trocará a placa, será somente quem realizar transferência de domicílio do veículo. A transferência de domicílio é quando o veículo troca de cidade.
“Quem tem o veículo emplacado em Santa Catarina para fazer a mudança da placa cinza pra placa do Mercosul, só vai conseguir fazer dentro do Estado de Santa Catarina. Pensando em toda essa demanda que iria ter em nosso município, montamos a fábrica de placa, trabalhamos já com a documentação do veículo. Quem quiser trocar a placa pelo novo modelo, pode procurar a nossa fábrica que a gente já instala. A placa é feita em no máximo 20 minutos, fizemos a troca aqui mesmo” comenta Bianqueto.
Para não ter abuso na questão de valores, o Detran determinou o valor de R$ 200, por par de placas. “É importante salientar que quem fez a documentação até janeiro desse ano, e ficou alguma pendência na troca de placa, na troca de tarjeta ou na troca de lacre terão um pouco de transtorno. Agora não consegue-se mais colocar tarjeta, não consegue colocar a placa cinza. Quem tem documento com placa cinza mas não colocou a placa no veículo pode nos procurar que vamos resolver” explica Bianqueto.
 
Jornal Sentinela: Tiago essa nova placa trará mais segurança?
Na questão da segurança ela evolui bastante com a questão digital, ela traz um lacre digital e não tem mais aquele lacre físico com arame que era fixado no chassi do veículo. O lacre digital é o QR Code, esse QR Code, o Denatran disponibiliza um aplicativo pra toda população pra quem quiser baixar, e os veículos que tiverem com essa placa o cidadão pode fazer leitura do QR Code, onde vai ter todas as informações do veículo e do proprietário, evitando a clonagem do veículo, dando mais segurança, sendo praticamente impossível a falsificação dessas placas.

Sentinela 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90