Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
24/09/2015 às 15h20min - Atualizada em 24/09/2015 às 15h20min

“Operação Shylock” foi deflagrada pela PF em Dionísio Cerqueira

Redação
Dionísio Cerqueira
Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira dia 24, a Operação Shylock, em conjunto com servidores da Receita Federal, em Dionísio Cerqueira, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa composta por empresários, despachantes aduaneiros e servidor público federal, especializada na introdução no país de mercadorias estrangeiras irregulares, mediante a prática de diversas fraudes no comércio exterior. O grupo criminoso possuía base de atuação em Dionísio Cerqueira e ramificações em outras regiões de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

O grupo atuava basicamente na constituição de empresas de importação e exportação, que realizavam operações de comércio exterior fraudulentas, introduzindo no território nacional produtos em importações irregulares com o objetivo de maximizar os lucros, lesando o Erário e prejudicando a concorrência.

As empresas constituídas serviam de fachada para importações irregulares mediante a prática de diversas fraudes, como subfaturamento, declarações falsas de conteúdo dos containers, importação de produtos falsificados, interposição de pessoas com ocultação do real importador, dentre outras.

Para garantir o sucesso da empreitada criminosa, os investigados cooptaram servidor da Receita Federal, ocupante de importante função na Aduana de Controle Integrado de Cargas (ACI) de Dionísio Cerqueira/SC, o qual atuava como um braço do grupo criminoso dentro da Receita Federal, auxiliando o grupo em diversas ações, com violação do dever funcional.

A investigação teve início em 2014 e no decorrer dos trabalhos foram apreendidas diversas cargas irregulares de mercadorias importadas.

180 Policiais Federais e 22 servidores da Receita Federal cumprem 45 Mandados de Busca, 07 Mandados de Prisão Preventiva, 03 Mandados de Prisão Temporária e 06 Mandados de Condução Coercitiva, além de mandados de sequestro de bens imóveis e apreensão de veículos.

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Dionísio Cerqueira/SC, Barracão/PR, Guarujá do Sul/SC, Itajaí/SC, Balneário Camboriú/SC, Itapema/SC, São Francisco do Sul/SC, Florianópolis/SC, Foz do Iguaçu/PR, São Paulo/SP e Suzano/SP.

Os envolvidos responderão pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa, contrabando, descaminho, facilitação ao contrabando ou descaminho, advocacia administrativa, uso de documento ideologicamente falso, violação de sigilo funcional, inserção de dados falsos em sistemas de informação da Receita Federal, dentre outros delitos. Fonte/Portal Tri


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90