Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
24/03/2020 às 13h28min - Atualizada em 24/03/2020 às 13h28min

Prateleiras cheias para os próximos dias

Realizamos uma pesquisa nos supermercados próximos do Sentinela e concluímos que mesmo com os clientes antecipando as compras, não faltará mercadoria

Sacos com papel higiênico para lá, reposição de frutas e verduras para cá e caixas e mais caixas espalhadas pelos corredores. Este tem sido o cotidiano movimentado de alguns supermercados em Palma Sola e Flor da Serra do Sul na última semana. Com medo de que em suas cidades, que já decretaram quarentena, faltasse alimentos, muitos munícipes têm feito suas compras e isso fez com que os supermercados intensificassem os estoques.
A influência da pandemia do coronavírus chegou a todos os setores. Na economia, a insegurança com a falta de comida tem feito com que os consumidores corressem aos supermercados para garantir o estoque dentro de casa, com o objetivo de prevenção. Por isso, os estabelecimentos sentiram o aumento da demanda nos últimos dias.
 
“Tenho família para alimentar”
Essa foi a frase mais usada por munícipes não só dessas cidades mas de toda a região, que estavam com medo da falta de alimentos em suas cidades. Entre as caixas no chão e prateleiras, os produtos mais comprados foram: papel higiênico, frutas, carnes, verduras, laticínios, temperos, bebidas e materiais de limpeza e higiene. Nas padarias destacavam-se a grande demanda na produção de pães, cucas e outros produtos: como doces e bolachas.
 
“A situação vai piorar e é bom se preparar”
Esta também foi uma das frases mais usadas nos últimos dias. Segundo muitas pesquisas na internet, inclusive do Datafolha e Ibope, a preocupação das grandes cidades e dos grandes supermercados é a paralização das indústrias de alimentos, e em municípios pequenos como o de Palma Sola, essa preocupação também encontra-se. No mercado Rush por exemplo, a preocupação é que os caminhões parem de transportar os alimentos e que comece a faltar os produtos. Já no mercado Aparecida, a preocupação é referente ao frigorífico, pois é possível que não haja mais o recebimento desse produto, ocasionando a sua possível falta nos próximos dias.
 
Sem motivo para alarde
Nos primeiros dias da exibição do novo coronavírus, o medo rondou as cidades, fazendo com que o número de vendas e de pessoas nos supermercados triplicasse e que todos os compradores saíssem com os carinhos cheios. Já nos últimos três dias antes do fechamento dessa edição na terça-feira, o número de pessoas circulando nos mercados diminuiu, cerca de 70%.
Para o mercado Rebelatto de Palma Sola, o medo dos munícipes foi no início, mas logo que perceberam as prateleiras cheias a população se tranquilizou. “As pessoas estavam apavoradas, mas depois, assistindo e lendo as notícias sobre a situação dos mercados e dos estoques, logo se acalmaram e viram que não era necessário todo esse alarde”, destaca Rosane Rebelatto.
No mercado Alfa, o aumento das vendas foi registrado nos dois primeiros dias após a divulgação do decreto n° 515, de 17 de março, vindo do Governo do Estado. Mas nos últimos dias, a tranquilidade em ver as prateleiras cheias fez com que diminuísse a preocupação dos munícipes. O mesmo foi registrado no supermercado Dalle Laste.
 
Garantir as mãos limpas
O álcool em gel está cada vez mais difícil de encontrar. Em todos os mercados a primeira falta registrada foi desse produto. Além da grande procura pelo álcool comum, que ainda possuí nos estoques. Entre os cuidados necessários para a redução do risco de infecção do coronavírus, está o uso do álcool em gel, mas por estar em falta em praticamente todos os mercados e farmácias, é indicado que as pessoas lavem as mãos várias vezes aos dias com água e sabão por pelo menos 20 segundos. O certo é lavra as mãos a cada duas horas ou sempre que chegar da rua. Por mais que o álcool não esteja disponível no momento, existe outras formas de prevenção.
 
Mercados abastecidos
As caixas semiabertas no chão, cena presente em todos os mercados, é sinal do reabastecimento das prateleiras. Todos aumentaram a quantidade e a frequência do abastecimento, em especial dos produtos mais procurados. Em Flor da Serra do Sul, foram procurados os supermercados Moroni e Perotoni, e os dois destacaram estar com seus estoques abastecidos e não haver tendência da falta de produtos para os próximos dias. O mesmo foi destacado pelos supermercados procurados em Palma Sola.
Dentre as orientações referentes a esse movimento vindo dos munícipes, que para muitos não é considerado equivocado, destacam-se a calma que todos devem ter em relação as suas compras, e, para que nada fique em falta nas prateleiras sem necessidade, é preciso que todos façam as compras aos poucos, a cada dia. E que não haja o acumulo em horários de pico. Como ainda não foi registrado nenhum caso de desabastecimento, exceto do álcool em gel, o pedido é para que os munícipes fiquem tranquilos, pois as prateleiras não ficarão vazias nos próximos dias e se ficar, demorará a acontecer.
 
Recomendações precisas
Os especialistas recomendam a “etiqueta respiratória” para evitar a transmissão: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos. Para quem trabalha em pontos como mercados, padarias, farmácias e muitos outros, é recomendado que exista a higienização necessária. Caso haja algum caso suspeito em algum tipo de meio de transporte, é recomendado usar máscara cirúrgica.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90