Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
23/10/2020 às 13h53min - Atualizada em 23/10/2020 às 13h53min

Confira o perfil dos candidatos locais

Algumas mudanças foram verificadas com o passar dos anos na política, com a entrada de mulheres e jovens

Larissa Dias
Da redação
Conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível estabelecer um perfil do tipo de candidatos dos municípios locais, seja para o cargo de prefeito ou vereador. De acordo com o banco de informações, cerca de 50% dos candidatos que estão cadastrados para concorrerem às eleições em Flor da Serra do Sul, Campo Erê, São José do Cedro, Guarujá do Sul, Anchieta e Palma Sola tem Ensino Superior completo e pelo menos 40% tem apenas o Ensino Médio. Neste ano, há 336 candidatos cadastrados, entre prefeitos, vices e vereadores.
Um dos pontos importantes é a participação feminina. Nos seis municípios, 60% dos candidatos são homens e pelo menos 40% mulheres. "A participação das mulheres é importante na política, não só pelo fato de defender nossos direitos, acredito que a mulher é muito mais sensível que o homem e isso faz a balança harmônica da política andar mais suave e ser melhor compreendida. Porém, a mulher tem que gostar de fazer política, para ser produtiva e disputar de igual com um candidato de sexo oposto", opina uma das candidatas mulheres de Campo Erê.
Com as novas regras para a participação feminina, o número de candidatas mulheres aumentou. Também são mais candidatos mais jovens na disputa. Em SC, em 2016 eram 415 candidatos entre a faixa etária dos 21 a 24 anos. Neste ano, são 519 nesta idade. Além da participação feminina, a participação da população em geral é um ponto que chama a atenção. Para muitos, é necessário evitar que as pessoas se mantenham afastadas do assunto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90