Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
03/11/2020 às 10h37min - Atualizada em 03/11/2020 às 10h37min

Anchietur retoma roteiro turísticos

Os próximos roteiros estão marcados para os dias 7, 8, 21 e 22 de novembro, limitado ao máximo de 12 pessoas por incursão

Larissa Dias
Da redação
Uma coisa é fato: a pandemia causada pelo Covid-19 mudou a relação das pessoas com tudo que as cerca, da sociedade como a conhecemos aos desejos de consumo. Diversas pesquisas surgiram nos últimos meses, mas uma delas abordou um ponto interessante: o desejo por passeios turísticos segue forte dentro dos brasileiros. O estudo indica que boa parte dos turistas afirmam ter vontade de viajar e experimentar novas experiências, ainda mais agora com o afrouxamento das restrições.
Em nossa região, um dos municípios mais apreciados para o turismo rural é Anchieta, que é composto por diversos pontos turísticos. Por conta da pandemia, os roteiros turísticos foram interrompidos, mas retornaram nos últimos dias. Para o presidente da Associação Anchietense de Turismo (Anchietur), Albeneir Didomenico, popular Dido, o regresso dessa atividade é sinônimo de alegria, pois o roteiro experimental Encantos e Sabores está de volta.
“Estamos retomando, mas além de tudo, prezando os cuidados. Nosso objetivo é oportunizar os que querem sair da sua casa e fazer uma programação diferente, por meio de um passeio, que não o deixará totalmente exposto a um risco de contaminação pelo Covid-19. Normalmente, os roteiros são em ambientes abertos, com exceção do café, onde já planejamos realizá-lo em dois grupos, para não haver aglomeração”, esclarece enfatizando que haverá restrição de pessoas – anteriormente, variava de 20 a 25, agora será de apenas 12.
 
As belezas locais
Normalmente, após o encontro do grupo, o roteiro inicia com a degustação de um café colonial em um dos estabelecimentos locais, seguindo para visitação do Sítio Vidori, localizado na Linha São Roque. Local com lindo paisagismo e onde é produzido e comercializado artesanato em madeira. Outra visitação é o Orquidário da Rosa Cavalli, no centro da cidade, que conta com mais de três mil espécies de orquídeas e plantas ornamentais, onde os participantes podem comprar mudas e insumos para cuidado com as plantas. O almoço normalmente é realizado num dos restaurantes anchietenses.
Em continuidade, à tarde inicia com visitação do Sítio Di Amici, local com trilhas e diversas cachoeiras, onde os participantes podem apreciar a natureza. Logo após, o roteiro contempla uma visita à Cervejaria Frisanco, onde todos podem conhecer a história e origem da cerveja produzida no município, além de degustar e comercializar o produto. Por fim, os participantes apreciam um lindo pôr do sol, na empresa Ar Livre Ecoturismo, com fogueira e degustação de vinho. O encerramento é realizado com outro café colonial.
Conforme Albeneir, a finalidade deste roteiro turístico é propor uma belíssima experiência ao visitante. “Mesmo com a pandemia, esse ainda é nosso principal objetivo. Todos os roteiros que são realizados no município, seja pela Ar Livre, com a Rota dos Cânions ou por outros, estão lotando há cada realização. Isso enaltece o turismo do nosso município, e também dá visibilidade as belezas do Oeste, pois recebemos visitantes de todas as regiões, que se surpreendem com o que encontram por aqui”, comenta.
 
 Ar livre e muito álcool gel
“Estamos orientando que os turistas usem máscara e álcool gel em todas as áreas de visitação, e que exista o uso de álcool em gel, que será deixado em todos as áreas. Pretendemos implantar também a verificação de temperatura”, acrescenta complementando que anterior a pandemia, era utilizado apenas um meio de transporte para deslocar todo o grupo, e agora todos devem usar o seu veículo para a visitação.
“Os próximos roteiros estão pré-definidos para os dias 7, 8, 21 e 22 de novembro, com início próximo das 10h30. Para participar, basta acessar o site da agência Ar livre Ecoturismo, onde poderá fazer a compra, o pagamento e conferir as datas de realização. Hoje, os roteiros custam R$ 185”, finaliza.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90