Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
06/02/2021 às 08h39min - Atualizada em 06/02/2021 às 08h39min

Benefícios da natação aos olhos de Catiane Laval

A cedrense atua na Academia Boa Forma e relata que esse exercício é um ótimo benefício para a saúde, especialmente para os pequeninos

Da redação
Se tem uma coisa que deixa os pais com dúvidas é o momento ideal de colocar os filhos em uma aula de natação. Principalmente a para bebês, um tema bastante controverso. Uma coisa é certa: a maioria acredita ser importante aprender a nadar ainda na infância. Não só para o desenvolvimento físico, mas, exclusivamente, para a segurança. Quem afirma essa citação é a professora da Academia Boa Forma, Catiane Laval, de São José do Cedro.
Para ela, essa atividade proporciona diversos benefícios ao ser humano, especialmente aos pequeninos. “É recomendada para bebês a partir dos seis meses, quando já foi feita boa parte das vacinas. Já idade limite não existe”, comenta ressaltando que coordena duas turmas de bebês na natação de adaptação, que é aquela que se estende até os três anos. Além de turmas de até cinco anos, de crianças maiores e quatro turmas adultas.
 
Importância do exercício físico
Catiane está cursando Licenciatura e Bacharel em Educação Física, dando aulas de natação e repassando o que sabe para seus alunos, do básico ao avançado. Ressalta a importância do exercício físico e diz que muitos iniciam por prescrição médica. A natação também ajuda no tratamento da asma, bronquite e auxilia na circulação de sangue. A piscina da academia é aquecida com luz solar, quando o tempo está limpo, ou por caldeira quando está nublado. A limpeza não utiliza cloro, mas passa por um processo de dessalinização.
Dependendo do desenvolvimento da criança, vai aumentando o grau de dificuldade durante as atividades. Inicia com a respiração, depois nado frontal e depois costas. “As crianças reclamam que algumas aulas são repetitivas. Mas o movimento é sincronizado, cuidando a respiração, a pernada, a braçada, tudo”, ressalta. “Com os maiores é aumentado o desafio, e com os pequenos é na brincadeira que são feitas competições, pois se fica na mesma eles perdem o interesse”, comenta.
 
Dificuldades da pandemia
Durante o ano passado, início da pandemia, as aulas não tiveram queda na participação. Apenas na hidroginástica, onde a maioria do público participante são idosos, que também são da área de risco. Em meio as contrariedades, houve a abertura de novos contratos para turmas adultas. Com o início da vacinação é esperado o retorno das pessoas para as aulas. Está sendo seguido todos os cuidados, prezando a segurança e a saúde de todos que frequentam. Todos os equipamentos utilizados são higienizados duas vezes por semana. Os alunos usam máscara até entrar na piscina e dentro dos banheiros.
“Alguns alunos adultos dizem: ‘nunca gostei tanto de uma segunda, por sair do serviço e ter a natação a noite’; mesmo para os adultos sendo aulas mais rígidas, alguns dias fazemos uma descontração, para as aulas não serem chatas”, enfatiza a professora. “Os adultos gostam, imagina as crianças”, brinca.
 
Como participar
Para se inscrever na natação, deve-se falar com as secretárias da academia, onde ganhará uma aula experimental, e se gostar, poderá fazer o contrato. Existem contratos de três ou seis meses, e até de um ano, as aulas são de uma a três vezes por semana. Na academia, possui também: pilates, pilates solo, musculação com ou sem personal, dança, para crianças e adultos, ballet, hidroginástica, entre outros.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90