Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
06/02/2021 às 08h48min - Atualizada em 06/02/2021 às 08h48min

“A experiência é uma mão na roda”

O comentário é de Leocyr Castelli, que está no quarto mandato como vereador de Flor da Serra, afirmando não estar pronto para o Executivo

Da redação
Nascido em Salto do Lontra-PR, o vereador Leocyr Francisco Castelli, de 55 anos, é um dos nomes que compõe a gestão 2021/2024 da Câmara de Vereadores de Flor da Serra do Sul. Leocyr reside em Flor da Serra desde 1989. Filiado ao Partido Social Cristão (PSC), vive na comunidade do Rio Verde, onde trabalha como chapeador. Segundo ele, sua profissão é a principal razão para não almejar a presidência da Câmara de Vereadores ou disputar um cargo no Poder Executivo.
Seu primeiro envolvimento na política foi em 2009, quando, por influência dos amigos, recebeu o convite para se candidatar a vereador, cargo que assume até hoje. “Não tinha o interesse de ser vereador. Só ajudava os candidatos da época, que insistiam muito para que eu me candidatasse também”, relembra ressaltando que na região onde mora, somando as Linhas São Roque, São José e Altaneira, muitas pessoas ajudam e pedem para que siga representando-as como político.
Ele cita que nas suas três primeiras eleições esteve praticamente eleito, apenas com a colaboração da região onde mora. Entretanto, nesta quarta, foi onde teve mais dificuldade, já que o número de candidatos aumentou e muitos desses eram conhecidos nas comunidades interioranas. Na 1º eleição, foram 265 votos; na 2º, 285; 3º, 294 votos e na 4º, 226. “Mesmo que eu não tivesse me elegido, minha vontade e comprometimento em ajudar a população segue forte. A política é só uma força maior”, frisa.
 
Lembranças de sua chegada
Entre as lembranças de Leocyr, está o momento em que o município de Flor da Serra se emancipou, em 1990. “Neste ano, foi trazido de Marmeleiro uma patrola, um fusca batido, nº 77, que era usado como uma Kombi e transportava pessoas, especialmente professores, de Palmas, onde iam estudar. Fui eu que concertei o veículo, entre outros velhos que foram chegando logo depois”, relembra.
Uma grande evolução foi registrada no município. No início, não havia nenhum maquinário, apenas veículos pequenos e velhos, que eram descartados de outras cidades. Por anos, Flor da Serra do Sul teve poucas casas e até hoje enfrenta dificuldade na geração de emprego e renda. E foi assim que o vereador fez sua história, de humildade e compromisso. De pouco a pouco, foi concertando veículos, criando vínculos e fortalecendo seu envolvimento no crescimento do município. Hoje, além de cumprir favores, tem seu foco direcionado a melhora na condição das comunidades.
 
Suas conquistas
Entre seus quase 12 anos como vereador [gestão de 2009 a 2020], seguindo agora para 16, muitas aquisições foram conquistadas por sua indicação. Os destaques são um poço artesiano e uma ponte de material para a Linha Foguista, além de uma patrulha agrícola para a Altaneira. Em meio a pandemia, conforme ele, conduziu seus esforços em prol da saúde, em que, com ajuda de seus deputados, conquistou mais de R$ 600 mil.
“Me eleger para mais um mandato na Câmara é gratificante. Mostra que segui fazendo um bom trabalho. Nunca briguei ou me impus para ser presidente do Legislativo ou seguir para um cargo na prefeitura, porque o meu serviço toma muito tempo e não conseguiria dar conta de toda a demanda. Ocupando apenas o cargo na Câmara, consigo fazer um bom trabalho nos dois quesitos: vereador e chapeador. Por agora, eu seguiria apenas assim, mas tem muitas pessoas querendo que eu vá de vice ou até de prefeito. Acredito que ainda não estou pronto”, esclarece relembrando que trabalha como chapeador desde os 13 anos.
 
Aprendizado
Leocyr diz que tudo que viveu foi aprendizado. E mesmo com pouco estudo, ressalta que suas eleições foram por conta da experiência. “Aprendi muito, mas queria ter estudado mais. Espera melhorar para os próximos quatro anos, sempre irei trabalhar pelo município, mas espero fazer mais. A experiência é uma mão na roda e é o que me ajuda”, finaliza.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90