Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
19/02/2021 às 15h44min - Atualizada em 19/02/2021 às 15h44min

Turismo enfrenta déficit de 80%

A afirmação é do empresário e motorista da Transportes Jutur de Palma Sola, Juceam Appio, em entrevista ao Sentinela

Da redação
O mundo que conhecíamos mudou depois que o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou que a Covid-19 era uma pandemia. Os reflexos na economia foram imediatos e contaminaram toda a cadeia produtiva, assim como o setor de transporte e logística. Passados um ano, as dificuldades vividas em 2020 ainda se estendem, um déficit de 80% referente a 2019.
A afirmação é do empresário e motorista da Transportes Jutur de Palma Sola, Juceam Appio, que em entrevista ao Sentinela declarou que a empresa da família só continuou funcionando ao longo do ano passado por conta de planejamentos. “A pandemia é algo muito sério. Cada empresa passou por uma realidade, algumas até venderam muito mais do que em outros anos. As de transporte tiveram uma queda enorme no faturamento”, frisa.
Cita que a Jutur atua em três segmentos: fretamento (com empresas e universidades), turismo e viagens (de família, passeios e transporte de atletas). Entre esses, o mais prejudicado foi o turismo. “É nele onde vemos o déficit de 80%. A migalha que sobrou do faturamento ainda teve a desvalorização de veículo, custo de funcionário, manutenção da empresa, garagem e oficina”, esclarece.
Com filial em Francisco Beltrão-PR, a empresa presta serviços de fretamento a BRF, que precisou seguir a normativa da vigilância sanitária, carregando apenas 50% da lotação. Com isso, os veículos que estavam na matriz em Palma Sola foram mandados para lá, trazendo estabilidade ao funcionamento, já que nenhum ficou parado na garagem.
 
Estabilidade
Segundo Juce, os lucros de 2020 foram menores que os de 2019, contudo 2019 teve um dos melhores faturamentos da última década. “2019 foi um ano top! Mal chegávamos de uma viagem e já tinha outra. Se continuasse, a empresa em até quatro anos dobrava o número da frota”, confessa. Acrescenta que dos cinco funcionários que possuíam, sobraram apenas três, sendo adicionado outro, Isley Benetti, popular Isy, para a parte de logística, comercial e administrativa.
Com sete veículos na frota – quatro disponibilizados para a BRF e três para o nosso município –, o empresário enfatiza que há possibilidade de 2021 ser um bom ano, já que ocorrerá a volta às aulas. “Tomaremos todos os cuidados com relação a isso, desde aferir temperatura a uso de máscara e álcool em gel. Teremos capacidade de somente 70% dos passageiros entre outros cuidados. Esperamos que esse ano seja melhor! Precisamos disso”, sobressai. “Vamos ter que nos adaptar a essa nova realidade”, finaliza.
 
Conheça a Jutur
De propriedade de João Carlos Appio, a empresa atua no ramo de transportes há 24 anos, passando por Santa Catarina e Paraná. Com escritório situado na Avenida Juarez Paludo, 1074, possui sua garagem e oficina localizada no Loteamento Felicitá, próximo ao Centro de Eventos. Segundo ele, a atividade começou pela necessidade de garantir estudo as filhas.
“Compramos uma Kombi para levar minhas filhas na escola para cursar o ensino fundamental e médio. Após algum tempo, vimos que poderia levar outras crianças e ganhar um dinheirinho, pois também havia interesse do prefeito de Campo Erê, onde morávamos na época, que precisava fornecer transporte para todos as crianças, e foi assim que tudo começou”, explica relembrando que esse processo perdurou por quase uma década, até decidir oferecer transporte universitário e empresarial. O negócio deu certo e este é o foco da empresa até hoje.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90