Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
21/04/2021 às 12h00min - Atualizada em 21/04/2021 às 12h00min

A água em benefício do corpo

Atuando em Palma Sola e Campo Erê, a professora de educação física, Camila Silva fala sobre natação e hidroginástica



O isolamento fez muita gente interromper a prática de atividades físicas. Mas alguns esportes, como a natação e hidroginástica, podem ser uma boa forma de cuidar do corpo e da mente. Após meses de isolamento e flexibilização de algumas atividades, alguns espaços foram abertos, como as piscinas.
Camila da Silva é professora de educação física com especialização nas áreas de natação e hidroginástica. Em Palma Sola ela trabalhou por quase dois anos na Aqua Show. Há três anos trabalha na academia Excellence, do professor Tatim, dando aulas de natação e hidroginástica. As parcerias foram surgindo e com a ajuda das redes socias impulsionada pelas fotos e vídeos dos bebês nadando e mergulhando ela acaba de ampliar a área de atuação.
“Fui convidada para outra parceria, agora na cidade de Campo Erê, junto com a professora Tainá Dal Prá, proprietária da Vital Pró” conta a jovem Camila explicando que no município vizinho ela ministra aulas para bebês.
 
Hidroginástica
A hidroginástica, esporte que combina exercícios aeróbicos com natação, é outra atividade para ser praticada em piscinas, fortalece a musculatura, especialmente das costas, além de contribuir significativamente com o sistema cardiorrespiratório.
Hoje Camila trabalha com muitos alunos de Campo Erê e Palma Sola dando aulas de natação e hidroginástica. Na hidro o maior público é o adulto que busca o emagrecimento e condicionamento físico. Segundo ela parte deste público encontra dificuldade com os métodos convencionais das academias, seja por conta do excesso de peso ou de problema nas articulações. As atividades na água reduzem o impacto e proporcionam inúmeros benefícios, entre eles, aumento da capacidade cardiorrespiratória, aumento da força, da resistência muscular e da flexibilidade.
 
A água e as crianças
70% do público da Camila é representado por pais que buscam atividades recreativas de desenvolvimento para seus filhos já que com a pandemia os pequenos ficam muito em casa e acabam ficando mais irritados e sem ânimo. A natação é uma atividade muito estimulante, as crianças aprendem brincando, ficam mais calmas, melhoram a disposição, aumentam a resistência do organismo e desenvolve segurança, já que com as crianças sabendo nadar os pais ficam muito mais tranquilos em ambientes com água.
Camila trabalha com bebês de seis meses até crianças de 10 anos de idade. Com os bebês o trabalho é feito com o acompanhamento dos pais. Para os que não conseguem acompanhar seus pequenos Camila realiza um trabalho de personal, assim sua atenção e cuidado ficam focados em um bebê. A partir dos três anos as crianças não precisam mais do acompanhamento dos pais. A natação é muito recomentada por ser uma das atividades físicas mais completas, trabalhando todo o corpo, fortalecendo o sistema respiratório, reduzindo riscos de diabetes e dores nas articulações, tonificando músculos e aumentando a flexibilidade.
 
Fortalecendo os pulmões
A natação é uma atividade que comtempla desde um bebê com três meses de vida até uma pessoa com mais de 90 anos de idade. É uma atividade recomendada por médicos a pessoas que têm bronquite ou asma, pois melhora a circulação sanguínea nos pulmões.
Com a pandemia vários protocolos de saúde foram implantados. Camila explica que são usados materiais de proteção como máscaras, viseiras e álcool em gel, a maioria das atividades não proporciona contato entre os alunos. As crianças e adultos não dividem materiais e as turmas estão reduzidas em 30% para manter o distanciamento. Os horários de atendimento foram ampliados, assim conseguindo atender a demanda.
A água da piscina, quando devidamente tratada, precisa ter entre um e três partes por milhão de cloro. Para inativação do novo coronavírus, é preciso aumentar a concentração de cloro para cinco partes por milhão. Dessa forma, o risco de transmissão pela água da piscina se torna muito baixo.
 
Depoimentos
“A natação tem ajudado bastante no desenvolvimento dos nossos filhos. O método utilizado pela professora Camila é muito eficaz. É surpreendente ver a evolução das crianças tão rapidamente. A professora Camila é muito dedicada, sempre atenciosa com as crianças, preocupada com cada uma delas. Nós que temos 4 filhos na natação somos gratos, ficamos muito mais calmos ao ir em lugares com piscina pois as crianças já se defendem muito bem na água”.
Tatiane Fagundes de Carvalho
 
“A relação do Gael com a água vem desde a gestação, eu fiz hidro com a professora Camila até meu último dia de gravidez. Quando o Gael completou o primeiro aninho ele começou a fazer aulas individuais com a Camila enquanto eu o Alexandre fazíamos natação, depois o Gael começou a fazer aulas em grupo onde eu o acompanhava. Hoje o Gael tem 2 anos e 6 meses e é impressionante o quanto ele se desenvolveu na natação, e as coisas que ele faz, ele já mergulha. É incrível o que uma criança tão pequena pode fazer na água. Ele ama a natação e a profê Camila. Além dessa ligação que vem desde a gestação o Gael é uma criança muito ativa, um dia nós estávamos em uma piscina e ele se jogou na água sem medo, isso nos deu mais motivos pra mantê-lo na natação, nós nos sentimos mais seguros com ele sabendo nadar”.
Graziela Tres
 
 
Graduação
Licenciatura em Educação Física pela Unipar;
Bacharelado em Educação Física pela Horus Faculdades;
Pós-graduação em Treinamento Personalizado pela Horus Faculdades.
 
Cursos
Hidro para gestantes;
Hidro advance;
Natação e programas de ensino;
Treinamento aquático para grupos especiais;
Hidro workout;
Hidro fitness;
Hidroginástica, planejamento e montagem de aula;
Hidroginástica, métodos de treino;
Acqua fitness Meeting.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90