Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
15/05/2021 às 10h08min - Atualizada em 15/05/2021 às 10h08min

O cemitério municipal de Anchieta está lotado

Para remediar a situação a prefeitura municipal irá realocar os restos mortais de túmulos abandonados para um ossário

Da redação
Sofia S. Bertolin: A realocação dos restos mortais para o ossário e a ampliação do cemitério será simultânea, uma coisa complementará a outra, resolvendo por mais algumas décadas a falta de vagas
O cemitério municipal de Anchieta está lotado. A prefeitura municipal construiu um ossário com intuito de resolver a situação. Nele serão colocados os restos mortais dos túmulos considerados abandonados. Com a realocação serão liberadas pelo menos 70 vagas no cemitério.
A Secretária da Administração, Camila Baronio, explica que foi feito um levantamento do cemitério, os túmulos foram identificados com números para criar uma mapa atualizado do local. No ossário também constarão números de identificação. “Nós teremos cuidado quanto a identificação porque envolve questões morais”, explica.
 
Os túmulos abandonados
É considerado túmulo abandonado aquele que está em desacordo com os critérios previstos na lei municipal. Túmulos não identificados, que possuam rachaduras e entulhos, que acumulem água e atraiam animais são considerados abandonados. Foi criada uma comissão avaliadora que julgou quais túmulos se encaixam dentro da lei.
 Será criado no site do município um edital onde constará quais são os túmulos negligenciados, a partir daí os munícipes tem 30 dias para se manifestarem em relação aos túmulos, após esse período os restos mortais serão realocados para o ossuário.
 
Ampliação do cemitério
Está sendo feito o levantamento topográfico de uma área, para que ocorra a ampliação do cemitério já existente. Essa área possuirá aproximadamente 2.600 m². O prefeito Ivan Canci explica que o processo de desapropriação e licenciamento para aquisição do terreno é relativamente rápido. Um projeto de lei referente a desapropriação é enviado à Câmara de Vereadores, quando o projeto for aprovado o município estará autorizado a comprar a porção de terra.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90