Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
29/06/2021 às 11h25min - Atualizada em 29/06/2021 às 11h25min

Árvore congela em Palma Sola

A linha Capetinga, mais especificamente os arredores da propriedade de Antonio Ziliotto, também é conhecido como a São Joaquim do Extremo Oeste catarinense

Da redação
Igor Vissotto: Árvore congela no interior de Palma Sola.
Nessa manhã, as temperaturas negativas resultaram em um tapete branco dando origem a primeira grande geada da região. O frio e umidade conseguiram formar uma camada de cristais de gelo reforçada sobre jardins, gramados, pastagens, cercas, carros e tudo que ficou no sereno entre a noite do dia 28 e a madrugada desta terça-feira, dia 29 de junho.
Um dos locais mais frios de Palma Sola fica na linha Capetinga, mais especificamente aos arredores da propriedade do agricultor Antoninho Ziliotto. Na cidade de Palma Sola os termômetros chegaram a marcar -2°, já na propriedade de Ziliotto, a temperatura foi de -4° até -6°, a sensação térmica ainda menor.
As fotos que registram a árvore congelada na propriedade rural de Ziliotto, foram feitas pelo Sentinela por volta das 9h da manhã, sol alto e muito gelo já tinha derretido. Mesmo assim a beleza ainda era evidente. A água que congelou sobre arbustos e uma pequena árvore vem de um açude que fica logo acima do local, a água fica correndo o tempo todo, mesmo assim acabou congelando.
Imagens como as de um carro coberto de geada, foram feitas por muita gente da região. A caminhonete preta, registrada por Lucas da Silva, estava estacionada no centro de Palma Sola.
A Epagri prevê para este inverno temperaturas abaixo da média. A razão disso, é a passagem de um massa de ar frio com origem polar, vinda da Argentina. Serão três ondas de frio abaixo de zero, resultando em grandes geadas, como que ocorreu esta manhã. Para a infelicidade dos friolentos a previsão indica que as temperaturas continuaram baixando até quinta-feira.
 
A geada
A geada pode ocorrer de duas formas:
Geada branca: congelamento superficial. Quando a temperatura está entre +3°C e +5°C, a geada é fraca. A geada moderada ocorre quando a temperatura do ar está entre +1°C e +3°C. Por último a geada forte ocorre quando a temperatura do ar esta menor ou igual a 0°C;
Geada negra: congelamento interno. São geadas mais intensas. O vento gelado e constante resulta no congelamento interno da planta, o que acarreta em sua morte. Esse tipo de geada já foi registrado em temperaturas de +6°C.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90