Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
20/08/2021 às 08h17min - Atualizada em 20/08/2021 às 08h17min

Trocando o leite pela carne

Durante o curso de incentivo a pecuária muitos agricultores abandonaram a produção de leite e migram para a produção de gado de corte

Da redação
Divulgação
A Epagri de Guarujá do Sul está promovendo um curso de incentivo à pecuária de corte. A ideia de realizar o curso surgiu ainda em 2019, durante a Expo Guarujá. No evento foram realizadas diversas palestras relacionadas a pecuária. Um grande público compareceu às palestras, superando as expectativas dos idealizadores da Expo Guarujá. A partir daí, a Epagri em conversa com o Secretário de Agricultura, na época Junior Dela Flora, resolveram montar um curso voltado para pecuária de corte para aos produtores do município de Guarujá.
No mesmo ano a Epagri realizou o planejamento anual das atividades na regional de São Miguel do Oeste. Na ocasião, a gerência da Epagri desafiou os extensionistas de Guarujá a montarem um curso voltado aos pecuaristas de toda a região. Assim surgiu o curso de incentivo à pecuária, que hoje conta com produtores de Guarujá do Sul, Princesa, Palma Sola, Dionísio Cerqueira e São José do Cedro.
 
O curso
O curso conta com seis etapas. A primeira etapa do curso ocorreu em 28 de julho no Centro de Convivência dos Idosos de Guarujá. Ocorreu uma palestra com o extensionista Milton da Costa, parte da gerência de Lages. Milton tem vasta experiência na área de gado de corte, ele esclareceu quais os cenários possíveis para os produtores e as perspectivas de futuro pra a pecuária com enfoque na cadeia produtiva.
A palestra ainda focou na produção de carne a pasto, um sistema mais sustentável de produção. Outro ponto importante que foi debatido por Milton é o planejamento das atividades de produção. Especialmente na pecuária é necessário planejamento para alcançar os resultados desejados. “Também falamos sobre a importância de ter um padrão, não só um padrão racial de animais mas um padrão de produção. Por exemplo, um padrão de monta, um período específico para concentrar o nascimento dos bezerros. Isso implica diretamente no futuro e no manejo da produção. É possível alcançar resultados bastante rápidos somente estabelecendo esses padrões” explica o extensionista rural Epagri Guarujá do Sul, Leonir Dilly.
A segunda etapa do curso ocorre no dia 25 de agosto e será realizada no CETRESMO (Centro de Treinamento da Epagri de São Miguel do Oeste) nesta etapa será abordado o manejo de solos e pastagens. “Além disso faremos uma visita técnica na propriedade da família Crestani em São Miguel, lá conheceremos o sistema de produção deles” acrescenta Dilly.
Esse momento de capacitação é importante, mas a grande riqueza do curso está nos momentos de integração dos pecuaristas. Vale ressaltar que o objetivo do curso não é padronizar em modelo único a produção de carne. Mas sim demonstrar possibilidades e alternativas que se encaixam na realidade de cada produtor.
 
Participantes
A primeira etapa contou com a presença de 24 pecuaristas. Agora um grande número de guarujaenses que inicialmente não participaram do curso estão se inscrevendo para a segunda etapa.
De acordo com Dilly, muitos agricultores de Guarujá, principalmente famílias que estão saindo da pecuária de leite, tem se voltado para o curso. “Quem já tem uma pequena estrutura de produção pronta está migrando para a pecuária de corte, até em função da redução de mão de obra e falta de sucessão familiar. Até pequenos agricultores familiares que não têm grandes áreas produtivas estão saindo do gado de leite para o gado de corte” afirma o extensionista.
 
Para o Futuro
Muitos participantes mencionaram que para o ano que vem gostariam de ter uma nova capacitação. “O curso tem seis etapas e vamos concluí-las esse ano, para o ano que vem iremos planejar algo novo para o público pecuarista. Até organizar a questão do acompanhamento das famílias com visita técnica. Cada escritório municipal da Epagri começará a pensar em estratégias individuais para atender os pecuaristas do seu município. Nosso escritório já teve uma conversa com a gerência regional para buscar apoio quanto a qualificação das nossas visitas técnicas” finaliza o extensionista Dilly.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90