29/09/2021 às 13h56min - Atualizada em 29/09/2021 às 13h56min

Pratica do tiro esportivo

Clube de Tiro Chumbo Grosso inaugurou há três meses em Cedro, um local para prática seguira do tiro esportivo

Da redação
Divulgação
Há três meses foi inaugurado o Clube de Tiro Chumbo Grosso em São José do Cedro. Neimar De Bona e seus familiares também têm a empresa De Bona Comercial, que há mais de 25 anos comercializa armas e munições, a loja se uniu ao clube e uma atividade complementa a outra. “O clube é uma associação esportiva, o tiro é um esporte olímpico inclusive”, afirma Neimar.
Abrir o Clube é um projeto de longa data, que começou a se concretizar no ano passado, quando foi adquirido um imóvel próximo à São José do Cedro, e iniciaram os trâmites legais junto aos órgãos competentes. Hoje o Clube de Tiro Chumbo Grosso está aberto para sócios e entusiastas do tiro esportivo de Cedro, Guarujá do Sul, Guaraciaba, Princesa e região. 
 
No clube
Os associados fazem seu cadastro junto ao Clube, e também podem se cadastrar junto a Federação Esportiva, para isso é necessário cumprir alguns requisitos: demonstrar capacidade psicológica para possuir armas e passar por avaliação com psicóloga credenciada na polícia federal; demonstrar capacidade técnica no manuseio da arma, atestada por um instrutor de tiro credenciado na Polícia Federal. “Também é preciso preencher requisitos de idoneidade, boa conduta, não ter antecedentes policiais nem estar envolvido em processos criminais. Feito isso você pode fazer seu cadastro de atirador, obter tuas armas e cadastrá-las em seu acervo. Você também pode transportar tuas armas de casa para o local de treinamento com a documentação legalizada e pertinente, autorizada pelo Exército Brasileiro ou Polícia Federal”, explica Neimar.  
Hoje Neimar é instrutor de tiro, formado pela Propoint Centro de Treinamento e Formação Especializada, de Coroados-SP. Segundo ele, essa é uma escola credenciada na Polícia Federal e pode formar instrutores de tiro. Com sua formação, Neimar ministra curso de Instrução Básica de Segurança Para Manuseio de Armas. “As armas que temos aqui são basicamente pistola, revólver, carabina e espingarda. No clube passamos a instrução de segurança para o manuseio dessas armas, para garantir que o usuário não vai se machucar. Para o futuro, queremos ofertar no clube, cursos de tiro de precisão, tiro dinâmico, tiro em deslocamento entre outros cursos de aprofundamento” afirma Neimar.
Além da instrução se segurança, é obrigatório o uso de EPI’s, óculos e protetor auricular. “Um projétil ou pólvora pode saltar nos olhos e, o barulho do disparo é bem alto, então pode machucar os ouvidos. O clube ainda segue as 28 regras da Polícia Federal para manuseio de armas de fogo”, conta Neimar.
Vale lembrar aqui, a diferença entre porte e posse de armas. Porte é quando você está usando a arma. Quando a arma está guardada em casa, por exemplo, você a possui, mas não está portando-a necessariamente. Posse pode ter a arma em casa, porte é portar a arma, andar com ela.
O Clube de Tiro Chumbo Grosso está nas redes sociais, Facebook e Instagram. Para se associar ou conhecer o clube, basta entrar em contato com Neimar pelo número (49) 9 9194-1602. Atualmente os horários de funcionamento são aos sábados e domingos, a partir das 14h até as 18h, em breve o clube irá funcionar em outros dias da semana.
 
Tiro como esporte
As armas de fogo, obviamente, não surgiram com propósito esportivo, mas com o tempo, o tiro se misturou com a prática militar, que é considerada a origem da modalidade esportiva. As linhas de tiro utilizadas nos combates serviram como modelo para as primeiras competições, com disputas nas posições deitado, de joelhos e em pé. Em 1867, surgiu o Campo de Instrução de Chalôns, na França, onde foi realizada uma prova de tiro ao alvo com fuzis.
Os clubes de caça também deram sua contribuição para a criação do tiro esportivo. A atividade dos caçadores inspirou algumas das provas que existem atualmente, como skeet e fosso.
O tiro esportivo esteve presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896, em Atenas. Até 1964, em Tóquio, somente os homens participavam. As primeiras disputas exclusivamente femininas surgiram em Los Angeles, 1984, nas categorias: pistola de ar e carabina de ar.
Naimar ressalta que o tiro esportivo é praticado por pessoas de bem. “Existe muito preconceito em relação às armas, inclusive por parte dos nossos governantes, mas o tiro esportivo e legal é praticado por pessoas de bem, sem antecedentes criminais, que passam por testes psicológicos e de capacidade técnica para poder utilizar uma arma. Caso você se envolva em algo ilícito ou venha possuir antecedentes criminais, você pode perder todas as tuas armas, isso acarreta em um prejuízo financeiro muito grande. Reaver isso é muito difícil”, afirma Neimar.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90