Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
29/10/2021 às 13h56min - Atualizada em 29/10/2021 às 13h56min

54 anos da Cooperalfa

Hoje a Cooperalfa comemora 54 anos de fundação, o gerente da alfa de Palma Sola fala sobre início da cooperativa

Da redação
Sofia S. Bertolin
No dia 29, a Cooperalfa comemora 54 anos de fundação. A cooperativa iniciou em Chapecó no ano de 1967, quando 39 agricultores que de sentiam desvalorizados e explorados se uniram e fundaram a Cooperchapecó. Nos primeiros meses, a cooperativa atuou recebendo a produção dos associados juntos aos silos da Cibrazem Chapecó. Nesse local a Cooperchapecó trabalhou com um escritório improvisado até janeiro de 1968, recebendo a primeira safra dos associados.
O número de associados cresceu, então foi necessário criar mais sedes e postos de atendimento. Em Xaxim existia a Cooper Xaxiense, ela se uniu a Cooperchapecó e foi então, fundada a Cooperalfa no ano de 1974. Mais tarde a Cooperalfa incorporou a Cooper São Miguel e a Cooper Canoinhas.
“Com o passar dos anos foram surgindo mais filiais, que primeiro industrializavam milho, depois trigo e rações. Hoje a Cooperalfa tem 189 CNPJ’s. Só aqui no município são quatro, um para cada silo, um do mercado e da agropecuária e um da granja”, explica o gerente da Cooperalfa de Palma Sola Leonir Piovezam.
O gerente ainda conta que em fevereiro a Alfa inaugura sua nova indústria de soja em Chapecó. “A indústria irá consumir 2 mil toneladas de soja por dia. A soja é moída e transformada em óleo. Como não temos refinaria esse óleo será exportado para industrialização.”, conta Piovesam.  
Hoje a Cooperalfa está em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. “Inclusive no Mato Grosso do Sul a Alfa está fazendo um investimento e colocando uma granja de 5 mil matrizes suínas, mas a capacidade é para 10 mil, para abastecer o frigorífico da Aurora”, explica o gerente.
Em comemoração aos 54 anos de fundação, a Cooperalfa de Palma Sola está com promoções nos eletrodomésticos, geladeiras, ar condicionado entre outros, todos em 10 vezes sem juros. Os clientes e associados foram recebidos com bolo, lanches e café.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90