Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
08/11/2021 às 14h39min - Atualizada em 08/11/2021 às 14h39min

Curso já empregou mais de 20 pessoas

Curso de costura industrial é promovido pelo SENAI em parceria com o município de Flor da Serra do Sul

Da redação
Divulgação
Atualmente, Flor da Serra do Sul tem pelo menos seis indústrias no ramo da costura, que demandam mão de obra especializada. Pensando nisso, o setor de Indústria e Comércio, em parceria com SENAI, trouxe o curso de corte e costura industrial para o município.
O curso começou no dia 13 de outubro, tem duração de 80h e vai até 12 de novembro. “Primeiro abrimos duas turmas, de tarde e à noite, cada uma com 20 vagas. Quem ministra as aulas é uma professora de Francisco Beltrão. Logo de início o curso lotou, então resolvemos abrir outra turma com 20 vagas de manhã, para o pessoal da assistência social, até porque, a unidade do SENAI ficará no município por 33 dias e não estava sendo usada de manhã. Nesse caso, uma professora do município dá aulas e as mulheres aprendem o básico da costura, como fazer barra, por exemplo”, explica Marli Matias, secretária de indústria e comércio do município.
O principal objetivo do curso é formar mão de obra especializada para trabalhar nas indústrias do município. “Junto à Indústria e Comércio, temos a agência do trabalhador, então o pessoal vem aqui, se inscreve no curso e faz um currículo, que eu envio para as empresas. Inclusive 90% das pessoas que fazem o curso já saem empregadas, são pessoas que nunca costuraram antes. Tanto é, que as próprias empresas têm nos procurado. Fiz uma pequena divulgação e eles já me chamaram, pedindo currículos de quem estava fazendo o curso”, afirma Marli.
Recentemente se instalou em Flor da Serra a empresa Pampa Sul, que também trabalha com costura. Marli conta que 20 pessoas que estão no curso já foram empregadas e a empresa tem capacidade para contratar mais 60 funcionários. “Eles fazem camisas e bombachas, então as etapas da costura são mais demoradas, assim que eles estiverem a todo vapor certamente contratarão mais gente”, destaca a secretária.
Inicialmente, a ideia era trazer um curso de corte e costura, mas conversando com as empresas, a demanda era de costura industrial. “Para o empregador é complicado contratar alguém sem experiência e ter que ficar duas, três semanas, ou até mais tempo ensinando a costurar, então o curso, além de proporcionar uma formação para as pessoas, está sendo bom para os empregadores, que irão contratar pessoas com uma boa noção do que fazer”, afirma Marli.
No dia 12 de novembro ocorre o encerramento do curso, as turmas participarão de um encontro do Senai. No dia 25 será realizada a entrega dos certificados do curso de corte e costura. Marli também é responsável pela agência do trabalhador e faz vários encaminhamentos, como seguro desemprego. “Ajudamos a montar currículos e enviar. Hoje o mercado de trabalho precisa de mão de obra qualificada, então pensamos em trazer esse curso de costura, mas para o futuro pensamos em trazer outros cursos”, finaliza a secretária Marli.
 


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90