Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
29/12/2021 às 16h52min - Atualizada em 29/12/2021 às 16h52min

Cedro decreta estado de emergência

O decreto tem vigência de 180 dias e depende da homologação do órgão estadual e do reconhecimento em nível federal

Assessoria
Divulgação
A Defesa Civil de São José do Cedro realizou uma reunião com a comissão municipal nesta segunda-feira, 27, no Centro dos Idosos, com objetivo de debater os reflexos da falta de chuva na cidade e principalmente nas comunidades rurais.
O encontro teve representantes dos setores da administração como o Semae, secretaria de Obras, Agricultura, Saúde, Educação, planejamento, dos sindicatos dos agricultores, Epagri, Lions e Leo Clube, PM, bombeiros, instituições bancárias, dentre outros.
A coordenadora municipal da Defesa Civil em São José do Cedro, Olívia Lunkes, ressalta que a intenção foi avaliar a situação atual quanto a falta de água para o consumo humano, de animais, perdas na agricultura e os reflexos em outros setores como o comércio.
Ela destaca que para decretação de emergência é necessário um levantamento das perdas em cada cultura, com dados e fotos e por isso é necessário empenho de toda sociedade.
Os relatórios da Epagri, do Semae e do Setor Social com dados até o dia 23 de dezembro já indicavam grandes perdas em culturas como o milho que chegava a 40% da plantação. Mas, a previsão é que os danos já sejam ainda maiores. Há também impactos na soja, trigo, feijão e na produção de leite.
A comissão destacou que o maior problema enfrentado neste final de dezembro é a falta de água para o consumo humano e de animais.
Conforme levantamento apresentado pelo Semae, é grande o número de propriedades abastecidas com água tratada, para o consumo das famílias. O setor de Obras também elencou várias solicitações recebidas. Os bombeiros, do mesmo modo, também atendem as comunidades rurais fazendo um abastecimento coletivo. Durante a reunião os bombeiros também citaram o problema das queimadas em vegetação.
Uma sugestão foi de campanhas de conscientização para evitar e reduzir os impactos da seca com implantação de reservatórios, cisternas, caixas ‘água e incentivar às pessoas a economizarem neste período pois as previsões também não indicam grandes precipitações.
A comissão decidiu, por unanimidade, pelo decreto de situação de emergência visando garantir auxílio para comunidade.
O decreto tem vigência de 180 dias e depende da homologação do órgão estadual e do reconhecimento em nível federal.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90