Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
03/02/2022 às 08h02min - Atualizada em 03/02/2022 às 08h02min

Conheça a Made Arte

O casal Ariete e Odacir trabalham com móveis, artesanato e personalizações com madeira

Da redação
Sentinela
Ariete Zimmermann e Odacir Bonamigo moram em Anchieta, na comunidade Café Filho, lá o casal abriu a Made Arte e desde 2020 trabalham com móveis, artesanato e personalizações em madeira.
Odacir trabalhava como pedreiro, mas machucou a coluna, o que o impediu de continuar trabalhando pesado. Como ele sempre gostou de trabalhar com madeira, uma herança de seu avô que era marceneiro, resolveu abrir o próprio negócio.
Arlete trabalhava no Hospital Palma Sola, mas quando o marido quis empreender, largou o emprego para ajudá-lo. “Sempre acreditei nas habilidades dele para trabalhar com madeira, é como se ele tivesse um dom”, afirmou ela.
A empresa abriu em março de 2020, logo após isso ocorreu o lockdown, por conta da pandemia do coronavírus. Segundo o casal, foi um momento difícil, mas em nenhum momento eles pensaram em desistir. Inicialmente tudo era feito à mão, vasos de flor, alguns painéis, inclusive as gamelas, eram cortadas com a motosserra e depois lixadas. Agora Odacir faz cadeiras, mesas, tábuas de carne, camas, bancos porta espetos, outros artesanatos e decorações com madeira.
Hoje Odacir possui um grande barracão, construído por ele e Ariete, e cerca de 10 máquinas para cortar, aplainar e personalizar a madeira. “Estamos investindo em mais algumas máquinas, a que está para chegar é para fazer bancos e cadeiras de bar”, conta ele.
“Vendemos um pouco de tudo, além dos produtos como as tábuas de carne, fazemos trabalhos por encomenda, móveis e restaurações. A maioria das coisas Odacir aprendeu sozinho ou na internet. Ele fez um curso para trabalhar com resina, mas como ela é importada o preço está bem elevado, não fazemos nada em larga escala”, explica Ariete.
Odacir conta que está com bastante trabalho. Ele gosta de fazer o artesanato em madeira, mas a maior demanda é nas áreas de restauração, inclusive de carrocerias de caminhão, e de móveis. “Elevou bastante é o custo das coisas, o preço da nossa matéria prima subiu e a cada 15 dias ocorre algum ajuste. Se antes eu agendava trabalho para três meses, eu tenho que agendar para 15 dias, por conta desses reajustes”, explica Odacir.
A Made Arte ficou conhecida principalmente pelo boca-boca, mas recentemente o trabalho começou a ser divulgado em uma página no Facebook. Para o futuro, o objetivo é comercializar, principalmente as tábuas de carne, que saem bastante, on-line. 


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90