Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
15/03/2022 às 15h57min - Atualizada em 15/03/2022 às 15h57min

Lei que unifica ICMS pode deixar combustíveis mais caros em SC

O novo sistema pode deixar o litro do combustível mais caro, pois a alíquota do ICMS da gasolina em Santa Catarina é de 25% e do diesel, 12%

Divulgação
A nova lei que muda o sistema de cobrança do ICMS sobre os combustíveis pode acabar deixando o preço mais caro em Santa Catarina. O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na última sexta-feira (11), o texto aprovado no Congresso Nacional.
A lei determina a criação de uma alíquota única em todos os estados para o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) de combustíveis. O Projeto de Lei foi aprovado logo após a Petrobras ter anunciado um novo reajuste dos preços nas refinarias – alta de 18,8% na gasolina e 24,9% no diesel, na última quinta-feira (10). É uma tentativa de conter a escalada de preços, agravada com a guerra na Ucrânia.
A Secretaria da Fazenda (SC) afirma que defende o menor impacto para o consumidor, mas teme que o novo sistema possa deixar o litro do combustível mais caro. É que a alíquota do ICMS da gasolina em Santa Catarina é de 25% e do diesel, 12%.
O risco é de que a média nacional suba, pois outros estados cobram percentual do ICMS maior. O Rio de Janeiro, por exemplo, pratica 34% de ICMS na gasolina. O Amapá, aplica 25% no diesel.
Não houve aumento do ICMS em Santa Catarina, que já utiliza os 25% para a gasolina há muito tempo. Houve, de fato, aumento na arrecadação, pois cada vez que há aumento nos postos, aumenta a arrecadação para os cofres do tesouro estadual.
Os combustíveis, junto com telecomunicações e energias, são as principais fontes de arrecadação estadual do imposto.
O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) irá discutir as implicações da nova lei no dia 31 de março.
 
 

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90