Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
16/03/2022 às 13h47min - Atualizada em 16/03/2022 às 13h47min

Secretaria de Educação esclarece a polêmica sobre o Dia da Família na Escola

Em reunião no gabinete do prefeito municipal se reuniram diretoras, diretores, coordenadora pedagógica entre outros profissionais da educação

Da redação
Sentinela
No início de fevereiro a equipe de Educação fez o planejamento do ano. Em relação aos últimos anos foi feito uma alteração no que refere a comemoração das datas comemorativas. O que mudou? Não teremos mais uma noite de homenagem para o pai e uma noite de homenagem para a mãe, teremos um dia para homenagear a família.
Em relação aos últimos anos o que mudou foi deixar de trabalhar família especificamente a partir da figura do pai e da mãe e a partir de agora passa a ser trabalhado a família, entendendo os diferentes núcleos familiares, aqueles formados a partir de madrastas, padrastos, considerando crianças criadas por tios, avós, entre outros modelos.
A equipe de educação, especialmente as diretoras, afirmam que os pais, as mães vão continuar sendo lembrados e valorizados, seja através de cartões, atividades pedagógicas, painéis, sempre fortalecendo os valores familiares.
“A polêmica toda aconteceu por uma má interpretação. Para alguns pais a mensagem pode não ter sido clara o suficiente. Em nenhum momento qualquer pessoa da secretaria de educação falou que não trabalharemos o Dia dos Pais e Dia das Mães. Vamos trabalhar normalmente. Lembro que as aulas voltaram ao normal em agosto de 21, temos quase dois anos de ensino remoto para recuperar, assim as atividades com base em dadas comemorativas encurtaram. Nossa opção foi trabalhar o Dia da Família e não mais homenagem específica a mãe e específica para o pai” esclarece a secretária Rosa de Lara Vargas reforçando que estas decisões foram tomadas a partir das diretrizes da BNCC.
As diretoras e a equipe pedagógica municipal, de maneira geral, lamentam a polêmica gerada em Palma Sola. A equipe destaca que as diretrizes da BNCC são cobradas desde 2017, muitas coisas foram sendo proteladas, a exemplo dos temas transversais, deixar claro que a família se estrutura a partir de quem convive com as crianças.
 
Vacinação das crianças e escolinhas
A secretaria de Educação de Palma Sola também esclarece que a partir de sexta-feira, dia 18, será readequado o decreto municipal que exigia a vacinação e máscara em crianças para a realização em atividades esportivas. “Continuamos recomendando que as crianças e adolescentes sejam vacinados, mas isto deixa de ser obrigatório. Passamos a respeitar a decisão dos pais se vão ou não vacinar seus filhos”, finaliza a secretária Rosa de Lara Vargas lembrando que o decreto do município exigindo a vacina em crianças foi no dia 4 de março, já o decreto governo do estado flexibilizando o uso de máscara foi dia 7, vigorando a partir do dia 12.
A partir da próxima segunda-feira, dia 21, as escolas continuarão disponibilizando álcool em gel e fica recomendado o uso da máscara, mas não mais obrigatório.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90