Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
01/09/2022 às 10h12min - Atualizada em 01/09/2022 às 10h12min

A manobra de Moisés para Daniela Reinehr se licenciar do cargo

A convocação de Daniela no dia 31 foi uma manobra do governo para forçar a vice-governadora a se licenciar do cargo antes de Moisés

Santa Catarina
Divulgação
A vice-governadora Daniela Reinehr (PL) através de sua rede social, informou que se licenciou hoje do cargo para disputar a eleição de deputada federal, pois se assumisse o cargo de governadora na licença de Moisés, ela poderia ter sua candidatura impugnada.
A vice-governadora Daniela Reinerh (PL) diz ter sido surpreendida na manhã de quarta-feira (31) por um comunicado da Casa Civil para se apresentar para transmissão de cargo. O ofício, que foi enviado pela Casa Civil, é mais um capítulo e, possivelmente, uma manobra no episódio da licença do governador Carlos Moisés (Republicanos), que deixará a cadeira para se dedicar à campanha. O documento é tratado como sigiloso.
Daniela estava em Blumenau, a pelo menos duas horas de viagem da Capital, quando recebeu o comunicado, por volta de 9h. Segundo a vice-governadora, a notificação determinava que ela estivesse em Florianópolis às 10h, na Secretaria de Estado da Fazenda. A vice-governadora suspendeu sua agenda e foi até Florianópolis, para apresentar pedido de licença durante o período eleitoral.
- Como não foi feito contato anteriormente e, diante de todo o desrespeito comigo, não tenho muitas opções – disse a vice. Daniela e Moisés estão rompidos desde o início do governo.
Fontes do governo confirmaram a convocação, mas afirmam que o documento falava em “tratar sobre a posse”, e não em transmissão imediata de cargo. A convocação foi uma manobra do governo para forçar a vice-governadora a se licenciar do cargo antes de Moisés. Caso assumisse a cadeira, Daniela ficaria inelegível, pois a legislação prevê que os vices, quando ocupam o governo no período eleitoral, fiquem impedidos de disputar as eleições.
A vice-governadora já comunicou que o governo não havia feito nenhum comunicado oficial sobre a intenção de Moisés de se licenciar do cargo, e que ela sabia das tratativas pela imprensa. Daniela afirmou que aguardaria uma notificação para decidir o que fazer – ou seja, se pediria licença ou se informaria ter interesse em assumir o governo.
Com a licença de Daniela e Moisés, quem assume o Governo do Estado é o presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB). A posse está marcada para o sábado (3) e selará um gesto do governador em direção ao MDB. Sopelsa foi um dos deputados que levantaram bandeira pela aliança com o governador. O MDB indicou vice e candidato ao Senado na majoritária.
 
Veja a nota de Daniela
Estou no interior do Estado e esta manhã fui surpreendida com um SGPE (sistema de gestão de processos eletrônicos do governo), que marca para as 10h de hoje, os atos de transmissão do Governo do Estado. Considerando o total desrespeito pessoal e institucional do governador para com a vice-governadora; a inexistência de qualquer conversa prévia comigo sobre o assunto; e que há tratativas amplamente divulgadas pela imprensa do pacto do governador Carlos Moisés com o MDB, seu sempre aliado, com objetivo também de impedir que eu assuma efetivamente o governo, pois ele retornaria à frente do executivo logo depois de se licenciar, buscando além disso inviabilizar o processo eleitoral. Assim comunico aos catarinenses que não entrarei nos acordos do atual governador Carlos Moisés, e que pedi meu licenciamento do cargo de vice-governadora nesta manhã em razão da legislação eleitoral. Enviei resposta ao ofício da Casa Civil, pedindo as providências necessárias junto aos órgãos competentes.
Lamento profundamente, mas não tenho qualquer ingerência na forma como este processo está sendo conduzido e espero, que neste período, Santa Catarina esteja em melhores mãos.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90