Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
14/12/2022 às 15h50min - Atualizada em 14/12/2022 às 15h50min

Pedágios com pix, vetos e benefícios a servidores

Ao menos 29 projetos de lei devem ser discutidos e levados para votação no primeiro turno nesta quarta-feira, dia 14

Santa Catarina
NSC Total
Divulgação ALESC
Na reta final do ano legislativo, os deputados estaduais catarinenses estão com a pauta cheia de projetos de lei para análise de comissões e votação em plenário. Entre os assuntos que devem ser avaliados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nos próximos dias estão o pagamento de pedágios com Pix, diversas mensagens de vetos e benefícios a servidores do Estado.
Para esta quarta-feira (14), a ordem do dia da Casa prevê a discussão e votação de cerca de 30 mensagens de veto. Nos textos, o governador Carlos Moisés aponta partes de projetos ou propostas inteiras que foram rejeitados pelo executivo estadual. Os deputados devem avaliar as justificativas dos vetos e optar por manter ou não a decisão do governo.
Também estão previstos a discussão e primeiro turno de 29 projetos de lei. Entre eles estão textos, encaminhados por órgãos públicos estaduais, como Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública e Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Algumas das propostas tratam de benefícios aos servidores, como conversão de licença-prêmio e de saldo de férias, criação de planos de cargos e carreiras e organização e funcionamento das instituições.
Já entre as proposições dos próprios parlamentares estão o projeto de lei que visa instituir o pix como pagamento em pedágios e a criação de um "termo de compromisso de denúncia".
A primeira propõe que motoristas possam efetuar o pagamento das tarifas de pedágio cobradas em rodovias de Santa Catarina com Pix. O texto foi aprovado pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano nesta terça-feira (13).
Conforme o texto, as concessionárias que administram as rodovias deverão oferecer aos usuários a opção de pagar o pedágio pelo meio eletrônico. Caso a empresa se recuse a aceitar esse tipo de pagamento, o usuário terá direito à livre passagem.
Já a segunda proposta dispõe sobre a criação e assinatura de um documento como "Termo de Compromisso de Denúncia". Ele seria assinado durante o registro de um boletim de ocorrência nas delegacias de polícia do Estado. O objetivo é evitar que denúncias falsas sejam registradas no sistema e alertar sobre a prática de calúnias.
Outro texto que também será analisado é da criação de uma Política Estadual para o Desenvolvimento e a Expansão da Apicultura e Meliponicultura (POLIMEL), que também institui o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura (PROMEL). A votação dos projetos inicia por volta das 14h na Alesc.
Também há a previsão de discussão de um projeto de lei que fala do subsídio para governadores e secretários. Porém, segundo a Alesc, a medida ainda não foi apresentada à Casa legislativa até a manhã desta quarta-feira e, por isso, não há data de quando ela será apreciada.
 

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90