Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
31/12/2022 às 09h32min - Atualizada em 31/12/2022 às 09h32min

“Tivemos meses com 34 obras em andamento”

A afirmação é do prefeito Kiko Mantelli (MDB), que relembra as ações realizadas em 2022, com destaques para a elaboração do Plano Diretor, construção da Rua Coberta e investimentos na saúde, educação e habitação

Palma Sola
Da redação
Quais as principais ações realizadas?
Tivemos várias, mas gostaria de destacar as ações da Secretaria de Saúde, com a entrada do município no Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CONINS ainda em janeiro deste ano. Isto significa que tivemos mais de 1.500 palmassolenses que foram atendidos em especialidades médicas, reduzindo filas, a exemplo de ortopedia, urologia, neuropediatra, entre outras.
Não foi implantado neste ano, mas está na Câmara de Vereadores por ser votado, o Plano Diretor, Uso e Ocupação do Solo, Código de Postura, Código de Obras, Lei do Perímetro Urbano, Zoneamento dos Perímetros. De maneira geral estas legislações dizem respeito a regulação do território do município, onde cria-se parâmetros para construção de novos loteamentos, novas construções, estimulando o desenvolvimento social, cultural, comercial e industrial, buscando tornar Palma Sola um município cada vez mais atrativo.
O que já temos aprovados é a nova planta de Valores Genéricos que significa uma atualização do recadastramento imobiliário. Esta planta estava desatualizada há muitos anos resultando em muitas perdas de receita para o município dinheiro este que será usado na contrapartida de outras obras.
Posso citar ainda a inauguração da nossa Rua Coberta, realizada em junho. Foi uma obra grande, onde investimos R$ 1,9 milhão.
Elenco estas ações como as principais, mas é claro que fizemos o nosso feijão com arroz bem feito, com a manutenção das estradas interioranas, investimentos na educação com a ampliação de escolas, a exemplo das novas salas na escola do Palmares, do mini ginásio no Menino Deus. O início da construção de uma nova ala da nossa maior escola, que é a Libório Romildo Kunh. Esta obra está orçada em quase R$ 1 milhão, são várias salas num prédio que vai ter até elevador.
Outro destaque é no programa Porteira Pra Dentro, que é uma parceria entre as secretarias de Obras e Agricultura, dezenas de agricultores, empresários e produtores rurais foram atendidos.
 
Qual a maior dificuldade enfrentada este ano?
Numa prefeitura sempre lidamos com muitas pessoas, não é fácil contentar todo mundo, contentar a comunidade de maneira geral. Entre as dificuldades, elenco uma que está na minha mesa hoje, que foi a regularização dezenas de casos habitacionais do nosso município. Felizmente tenho uma boa equipe, que através do Social, solucionou problemas nos distritos Rene Damo, no Cerro Azul, na linha Brasil, além de resolver questões aqui na cidade, como numa área próximo a Palma Sola Piscina Clube, outra ao lado do Bairro Azaleia. Resolvemos a questão habitacional de pelo menos umas 300 famílias, mas sabemos que ainda temos coisas de muitos anos atrás, que ainda não foram resolvidas.
 
Está feliz com o trabalho realizado em 2022?
Com certeza. Acho que até falho na divulgação, nas inaugurações e em cacarejar o que fizemos. Digo isto porque já tivemos meses em 2022 que estávamos com 34 obras em andamento. Por exemplo, fizemos uma cobertura linda nas arquibancadas do estádio municipal que está pronta há mais de um mês. Eu mesmo estava jogando bola lá no estádio e quando me dei conta estava chovendo e todo mundo se acolheu debaixo do coberto, fiquei muito feliz em ver aquilo.
 
Quais as necessidades de aquisições para 2023?
Dá até medo... Um rolo compactador, pelo menos dois caminhões caçamba e uma patrola, isto só para o setor de obras. No mínimo dois carros novos para a Saúde, mas o secretário quer que eu renove a frota inteira.
Não é uma aquisição, mas é muito importante compor uma boa equipe, semelhante a esta que me acompanhou até há pouco tempo. O secretário de Administração Rodrigo Calegari saiu este mês, a Assessora de Gestão, Izabel Vissotto, vai estudar fora do país e trabalha só mais alguns meses. O Rodrigo já está me fazendo falta e coma saída da Izabel vou ficar ainda mais desfalcado. Tenho alguns nomes em mente até mesmo a troca de algumas secretarias podem ocorrer.
 
O que deseja para 2023?
Quero finalizar as várias obras que estão acontecendo. Há 10 anos estou no exercício de cargo eletivo, por experiência sei que o primeiro ano do governo do Estado é um ano praticamente perdido, um ano para plantar, onde se colhe pouca coisa.
Desejo que todos nós tenhamos saúde. Quero continuar cumprimentando todas as pessoas com carinho, com sorrisos, podendo fazer uma brincadeira, fazendo com que o cargo de prefeito seja uma coisa leve, que traga esperança para outras pessoas.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90