Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
02/01/2023 às 12h37min - Atualizada em 02/01/2023 às 12h37min

“Um ano de sucesso e realizações”

Essa é a consideração da prefeita Rozane Moreira sobre o ano de 2022 em Campo Erê

Campo Erê
Da redação
ASO
A prefeita de Campo Erê, Rozane Moreira (PT), analisa o ano de 2022, que foi um ano de muitas obras no município, principalmente de pavimentação e valorização das pessoas através de programas nos setores de saúde e esportes.
 
Como você avalia este ano?
Avalio como um ano de muito sucesso, de muitas realizações. Também algumas dificuldades, principalmente com relações burocráticas, que às vezes travam e atrasam os processos públicos, sem a agilidade que nós gostaríamos. Mas conseguimos desenvolver muitos projetos que cuidam das pessoas, projetos voltados ao bem estar do ser humano nas suas diferentes idades. Nestes projetos estão muitas obras, incluindo pavimentações asfálticas, calçamento de pedras, construções e reformas, além das aquisições de veículos.
Prova disso é o projeto Campo Erê em Movimento, que trabalha com idosos e com pessoas que têm alguma comorbidade e ficam por muito tempo parados. Esse projeto é desenvolvido com caminhadas, alongamentos e exercícios físicos. Outro Projeto é o Terceira Idade na Medida Certa, que também cuida da saúde através de um acompanhamento e uma atenção social à pessoa idosa, que precisa desse olhar, desse carinho e dessa atenção.
Temos o Programa das Escolinhas, onde acontece a prática esportiva de várias modalidades no contraturno escolar. Esse programa trabalha com crianças e jovens. Sabemos que se as crianças estão envolvidas no esporte e nas escolinhas, elas gastam energia em coisas boas.
Outro programa que implantamos é o Cuidar de Quem Cuida. Onde são desenvolvidas diversas terapias alternativas, com os próprios funcionários públicos. Entendemos que os nossos profissionais precisam estar bem, para cuidar bem dos outros.
Ainda na saúde, fizemos a adesão de outro programa, também de terapias, em parceria com as universidades. Nós disponibilizamos uma sala e materiais e os terapeutas ocupacionais e psicólogos vem até a unidade de saúde realizar um trabalho voluntário.
 
E em relação a obras físicas?

Conseguimos fazer um corte bem significativo no quadro de funcionários. Fizemos algumas exonerações, não colocamos ninguém no lugar e diminuímos os cargos comissionados. Com isso, conseguimos mais economia, trazendo a folha de pagamento para um percentual de 46%. Em outras gestões o percentual nunca baixou de 50%, chegando até 59%. Na nossa gestão nunca passamos de 46% de investimento em folha de pagamento, então conseguimos ter mais recursos para investimentos, permitindo a construção de grandes obras.
Nesse ano fizemos a revitalização do portal da cidade e quase 70.000m² de pavimentação asfáltica. Campo Erê ainda tem muitas ruas de chão e vimos como uma necessidade investir muito em pavimentação, em alguns lugares optamos pela pavimentação de pedras irregulares, que é mais em conta, e outros conseguimos a pavimentação asfáltica. O investimento passa de R$ 8 milhões.
Trabalhamos muito com canalização e tubulação de água. As gestões anteriores nunca se preocuparam em dar o destino correto à água, quando começamos a fazer as pavimentações começaram a acontecer alagamentos, então, nós tivemos que investir muito em tubos.
 
Quais os investimentos na educação?
Iniciamos a construção de uma creche, no valor de R$ 2 milhões. O objetivo é ampliar o número de vagas. Esse é um pedido e necessidade das mães, também um compromisso do nosso plano de governo.
Demos continuidade a obra de conclusão do ginásio do bairro São Francisco. É um ginásio que ficou parado por oito anos e nesse ano nós conseguimos concluir 50% dele. Esses 50% executados estão pagos.
 
O que foi ou está sendo realizado no interior?
A construção de três pavilhões, um na comunidade da Área Nova, outro na linha São Braz e o outro na comunidade da 12 de novembro. Esses pavilhões são uma maneira de incentivar as pessoas a permanecerem no interior e proporcionar mais lazer.
Posso citar a recuperação de estradas rurais. Iniciamos o mandato com a recuperação de toda frota da Secretaria de Infraestrutura e Obras, que estava danificada. Adquirimos dois tratores e uma retroescavadeira, dando melhores condições de trabalho para que nossa equipe atendesse melhor o interior do município.
Iniciamos a construção de uma ponte de concreto, substituindo antigas pontes de madeira.
Levamos kits de reservatórios de água para os agricultores, visando diminuir os efeitos da estiagem. Perfuramos um poço artesiano, na linha Belo Horizonte, estamos com um perfurado na linha Caldato, ainda dependendo do teste de vazão para iniciar a distribuição da rede. Levamos água tratada até a linha Bicudo. A água já foi canalizada até a comunidade, mas não para todas as casas, no ano que vem queremos levar para essas casas.
 
E na saúde?
Em saúde, diminuímos consideravelmente a fila de espera de cirurgias eletivas. Contratamos ginecologista, isso foi um ganho muito grande.
Investimos no programa de prótese dentária, agora o pessoal não precisa mais se deslocar para fazer a moldagem e provar a prótese, tudo é feito no nosso município e com muita qualidade.
Melhoramos o nosso convênio com o hospital, que hoje também fornece medicação, na urgência emergência, e adquirimos um veículo, para a Secretaria de Saúde.
 
Algo que estava previsto para acontecer não foi realizado?
Sim, a reforma do posto no bairro COHAB Vila Feliz. Reabrimos os postos do interior e uma das metas era reabrir o posto da do bairro Vila Feliz, com atendimentos médico, odontológico e farmacêutico, pois é um bairro grande, um pouco distante da cidade e as pessoas têm uma certa dificuldade de deslocamento. Para 2023 vamos realizar essa ação.
 
O que você pode destacar das ações da Secretaria de Assistência Social?
O programa Mulher Sim, em parceria com o Instituto IFSC. É um programa que valoriza, tenta capacitar e qualificar, recuperar a autoestima da mulher e também busca inseri-la no mercado de trabalho.
Nosso objetivo foi cuidar das pessoas e ao mesmo tempo promover a independência, colocar no mercado de trabalho, dar uma perspectiva de vida de autonomia e não de eterna dependência da assistência.
Nós ainda iniciamos a construção de 15 casas populares.
 
A burocracia e morosidade dos processos públicos foram a maior dificuldade?
Sim. O primeiro passo para edificar uma obra ou projeto é buscar recursos. Depois tem muitos entraves burocráticos, que acabam, às vezes, fazendo com que a obra ou a ação atrase, como é o caso dos processos licitatórios que muitas vezes dão desertos. Nesses casos, temos que começar tudo de novo. Posso citar os convênios que são com a Caixa Econômica que também vão e voltam.
 
Quais suas metas para 2023?
Estamos planejando tudo com os pés no chão, tudo está previsto na LOA (Lei Orçamentária Anual). Então, nós queremos construir mais quatro pontes de concreto no interior do município. Vamos investir nas cabeceiras e a Defesa Civil no kit transposição. É um investimento alto, mas vai durar a vida inteira.
Queremos entregar no início de 2023, um rolo compactador para a nossa equipe. Adquirir dois caminhões traçados para suprir a necessidade da nossa frota e conseguir, gradativamente, atender a necessidade do nosso agricultor, que clama por estradas boas. Sabemos que em alguns lugares conseguimos deixar a estrada boa, satisfazendo de fato a comunidade, mas em muitos lugares ainda não.
O nosso interior é muito grande, são 1.000 quilômetros de estradas. Se estiver tudo certo, com a frota inteira trabalhando, com todos os funcionários e o tempo bom, nós conseguimos fazer um quilômetro por dia, então são 1.000 dias de trabalho, levando em conta que é necessário fazer, a cada seis meses, manutenção.
Pretendemos fazer a pavimentação asfáltica de mais ruas, pelo menos dois quilômetros por semestre. A pavimentação é um dos carros chefes do governo e queremos manter o ritmo.
Temos o objetivo de construir um barracão de 1.000 metros para captar indústrias. Buscamos trazer uma indústria grande para Campo Erê, que gere pelo menos 300 empregos. Temos muitas pessoas que saem do município para trabalhar fora diariamente.
Queremos concluir a creche e o ginásio. Trocar a cobertura do ginásio Padilhão, pois chove dentro, é um problema que vem de muitos anos. Outros objetivos são construir uma quadra de areia e fechar a quadra do bairro Vila Feliz.
Iniciar um programa de saneamento básico, com a cobrança da colocação do filtro, fossa e sumidouro, que já é uma necessidade.
E dar continuidade nesse projeto de cuidar das pessoas, fazer um governo de obras físicas, que são importantes, mas também de obras humanas, queremos que as pessoas se desenvolvam junto com Campo Erê.
 
O que deseja para 2023?

Desejo que as pessoas se entendam, busquem harmonia. Vejo que as pessoas ainda estão muito egoístas, cada um quer impor muito o seu ponto de vista, é no diálogo, na flexibilização de olhar a sua razão e a razão do outro que encontramos o entendimento.
Gostaria que as pessoas tivessem foco no mesmo objetivo, que é o desenvolvimento do município. Tornar Campo Erê um lugar bom para se viver, que possamos unir esforços para que as pessoas possam ser felizes, com prosperidade, com sucesso e com qualidade de vida. Que esse ano de 2023 seja próspero e feliz para todos.
Faço um agradecimento especial a toda equipe de governo, que tem se empenhado imensamente para fazer as coisas acontecerem. Ninguém faz nada sozinho. A gestão exige organização, fluxo de trabalho, competência para que as coisas aconteçam, exige compromisso e isso eu tenho encontrado na minha equipe. A união dos esforços pode melhorar muito um município, desejo que, para o próximo ano, os poderes constituídos em Campo Erê sejam parceiros, o legislativo, executivo e judiciário promovendo o bem estar das pessoas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90