Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
03/01/2023 às 12h50min - Atualizada em 03/01/2023 às 12h50min

“Compramos veículos para o gabinete e para o setor de Assistência Social”

A afirmação é do prefeito de Guarujá do Sul, Claudinho Weschenfelder (PT). Ele faz uma avaliação do trabalho realizado em 2022, com destaque para a construção da Nova Creche, revitalização da sede própria da prefeitura, aquisição de maquinário e veículos

Guarujá do Sul
Da redação
ASO
Quais as principais obras e ações realizadas este ano?
No decorrer deste ano tivemos uma reestruturação importante no setor rodoviário, com a entrega de um trator de esteira, uma escavadeira hidráulica, uma retroescavadeira e um trator agrícola. O objetivo é melhorar o atendimento do nosso agricultor e ter boas estradas para que ele faça o escoamento da produção.
Tivemos a aquisição de uma nova van equipada e uma ambulância para a Secretaria de Saúde, além de uma van adaptada com acessibilidade para o transporte dos alunos da Apae. Compramos veículos para o gabinete e para o setor de Assistência Social. Essas aquisições de veículos e maquinário somam R$ 4 milhões.
Entregamos também este ano uma quadra com grama sintética, que foi toda telada. Um novo local de lazer e práticas esportivas para a população.
Também a estruturação do nosso parque industrial II, com a pavimentação em pedras irregulares, um investimento de mais de R$ 1 milhão, dando infraestrutura e tornando nosso município mais atrativo para novas empresas.
Damos início a primeira etapa de revitalização e ampliação da sede própria da prefeitura municipal. Tivemos o início das obras da nova garagem da prefeitura e da Rua Coberta, ao lado da nossa praça municipal. Estamos também na fase de conclusão da nova Creche Municipal, que é um grande marco para Guarujá do Sul. 
Podemos somar isso a continuidade dos trabalhos de regularização fundiária e o atendimento de plantão 24 horas no nosso hospital, que iniciou em abril. Além das atividades esportivas, culturais e socioassistenciais que promovemos ao longo do ano.
 
Quais as maiores dificuldades enfrentadas este ano?
Eu acredito que foram duas. Uma por conta de ser um ano eleitoral. É um ano atípico, com prazos diferentes para cumprir no que diz respeito a recursos externos, sejam estaduais ou federais, encontramos limitações até a metade do ano para poder celebrar as relações contratuais. Isso traz dificuldades e mudanças na nossa rotina, tivemos que acelerar os nossos setores, seja engenharia, compras, contabilidade. os esforços foram redobrados para atender aos prazos.
A outra dificuldade, mais nas secretarias de Transportes, Obras e Agricultura, foi o período chuvoso. Entre abril, maio e junho, bem como os meses de setembro e outubro foram de chuvas acima da média, o que prejudicou o andamento dos trabalhos e danificou de forma mais significativa nossas estradas.
Por conta das chuvas a Nova Creche ainda não foi 100% concluída. Na obra da prefeitura tivemos atrasos no cronograma. A pavimentação com pedras irregulares no parque industrial II também teve seu atraso.
Todas as metas que não se concretizaram este ano se devem, principalmente, por conta das intempéries climáticas que prejudicaram o andamento das obras, mas por outro lado, trouxeram o alento das águas e mananciais. Precisamos reconhecer que as chuvas te seu aspecto positivo. 
 
Algo que estava previsto para acontecer em 2022 teve que ser adiado?
Sim. Do ponto de vista dos contratos que temos, algumas coisas que estavam previstas para esse ano vão ficar para o próximo ano, a exemplo da cobertura da rua da praça. Nosso principal problema foi a escassez de matéria-prima para que a obra fosse realizada de forma satisfatória.
Temos ciência de que para o próximo ano vamos finalizar muitas coisas iniciadas este ano. Em 2023 continuaremos a ser um município com canteiros de obras espalhados pela cidade. Entre 2022 e 2023 serão cerca de 20 obras acontecendo simultaneamente.
 
 
Quais as metas para o próximo ano?
Nossas principais metas estão relacionadas a conclusão das obras iniciadas em 2023.
Além disso queremos fazer a aprovação e atualização do nosso Plano Diretor, também do Plano Municipal de Saneamento Básico e da Legislação Municipal, que vai versar sobre o estabelecimento de metragens para as áreas de preservação permanente nas áreas urbanas já consolidadas
Essas são as quatro grandes metas para 2023, somadas ao início de uma política habitacional que queremos desenvolver.
 
O que você deseja para 2023?
 
Minha avaliação sobre 2022 é de profunda gratidão pelas coisas que foram concretizadas e para 2023 desejo saúde, harmonia, paz no coração e grandes conquistas para nossos guarujaenses e nossa comunidade regional.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90