Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
07/03/2023 às 14h16min - Atualizada em 07/03/2023 às 14h16min

Conheça Elaine Patricia de Lara

Mãe e advogada com 10 anos de experiência nas áreas criminal e penal, Elaine está no FC Advogados Associados desde o ano passado

Palma Sola
Da redação
ASO/Sofia Bertolin
Elaine Patricia de Lara da Luz é natural de Palma Sola. Formada em direito pela UNOESC – Campus São Miguel do Oeste, desde 2013, Elaine trabalhou por quase 10 anos como assessora da juíza Daniela Maria Kriger, em Francisco Beltrão e depois em Pato Branco.
Após se tornar mãe de Maria Carmem, no ano de 2020, ela pediu exoneração do cargo para focar na criação da filha. No ano passado decidiu que iria advogar e em abril de 2022 começou a atuar como advogada na FC Advogados Associados, em Palma Sola.
 
Como decidiu cursar direito?
Eu sempre achei interessante a vida de um advogado, as rotinas e o trabalho, eu tinha esta vontade ainda na adolescência. Durante o ensino médio tive muitas dúvidas, se era isso mesmo. Ai meu pai, que sempre quis um filho advogado, me incentivou.
Entrei na faculdade com 16 anos, no ano de 2009 e me formei em 2013. Em 2014 ocorreu minha colação de grau, eu estava com 22 anos. Prestei a prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e fui aprovada. Neste mesmo ano surgiu a oportunidade de ser assessora de juiz, então fui para Francisco Beltrão.
Assim, acabei me licenciando da minha OAB, pois quando exercemos cargo público como assessora de juiz, não podemos advogar.
Durante a faculdade estagiei no Judiciário de Santa Catarina em Campo Erê, no Fórum. Depois em Anchieta, no Ministério Público. Sempre quis advogar, mas como surgiu a oportunidade como assessora eu aproveitei. E isso me trouxe uma bagagem enorme, muita experiência e conhecimento.
Hoje sou bacharel em Direito, formada pela UNOESC – Campus São Miguel do Oeste. Tenho pós graduação em processo civil e estou fazendo uma pós graduação em direito tributário. Na advocacia temos que estudar sempre, pois as leis mudam muito rápido. 
 
O que te fez sair da assessoria e vir para a advocacia?
Eu era funcionária pública, com cargo comissionado, então todo final de mês eu tinha meu salário, estabilidade. Diferente da advocacia, onde você precisa correr atrás e fazer o seu salário, não tenho mais estabilidade mas tenho a possibilidade de ganhar muito mais.
Além de advogada e estudante, eu sou esposa e mãe. Em 2020 casei e engravidei. Logo que veio a pandemia comecei a trabalhar de casa e eu não consegui conciliar o trabalho com a bebê. Pedi exoneração do cargo como assessora de juiz.
Fiquei em casa com Maria Carmem até ela completar 1 ano e 4 meses. Não quis deixar de lado minha profissão em razão de ser mãe. Nisso apareceu uma oportunidade na FC Advogados Associados, conversei com meu sócio, Fábio Casagrande, no dia 1º de abril, no dia 2 comecei a trabalhar. Nem pensei duas vezes, é isso que eu quero.
Nisso, reativei minha carteira da OAB para começar a atuar como advogada.
 
Como está sendo esse período na FC Advogados Associados?
Ainda não completou um ano que estou aqui, mas estou muito feliz. Junto do Fábio estou desenvolvendo um trabalho bem sério.
Durante a faculdade me voltei mais para a parte civil, mas os 10 anos que trabalhei como assessora, me renderam experiência com a parte penal e criminal. Aqui no escritório o forte é a área civil, mas trabalho com várias matérias.
Nunca ficamos sem trabalho, mas estamos sempre em busca de novos clientes. Para este ano o objetivo é melhorar e aperfeiçoar ainda mais o nosso trabalho.
 
Quais os maiores desafios da advocacia?

Acredito que seja ficar conhecido. Na faculdade nós vemos que são cerca de três anos de trabalho com o escritório para que você se estabeleça no mercado e tenha sua rede de clientes. Mas é algo que faz parte da profissão, os desafios enfrentados agora servem para que lá na frente venha um resultado positivo.
 
Qual a principal diferença entre a assessoria e a advocacia?
Quando atuava como assessora eu não podia manter contato com as pessoas, pois temos que ser as mais imparciais possíveis. Hoje eu estou do outro lado, pois quanto mais contato com o cliente melhor.
Na mesa do juiz recebemos o processo pronto para análise e aqui, como advogada, eu faço o processo.
 O advogado representa seu cliente em processos judiciais, o advogado atua como uma ponte entre pessoas físicas ou jurídicas e o julgamento ou audiência em si. É ele quem avalia os casos, verifica as provas, faz pesquisas e encaminha documentos à Justiça.
 
O que planeja para seu futuro como advogada?
Meu sonho sempre foi montar um escritório grande, para atuar em todas as áreas. Assim o cliente vai ao escritório e não sai de lá sem resolver seu problema.
Ter vários sócios, profissionais que eu conheço e admiro, além de advogados iniciantes, e ser uma empresa que abre portas, é parceira e dá oportunidade para quem acabou de sair da universidade.
Essa é uma ideia que tenho, quem sabe no futuro seja possível e esse sonho saia do papel.  Enquanto isso não acontece estou na FC Advogados Associados, na Avenida Catharina Seger, nº 750, Centro de Palma Sola.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90