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09/03/2023 às 11h22min - Atualizada em 09/03/2023 às 11h22min

Qual o futuro da SC-305?

Enquanto o governo busca reduzir os custos do projeto, com uma revitalização construída com massa asfáltica, os prefeitos da região fazem pressão manter o projeto como está, em concreto

Campo Erê
No dia 16 de dezembro, o ex-governador Carlos Moisés (Republicanos), esteve em Campo Erê, realizando a assinatura da ordem de serviço para revitalização da SC-305, entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste. 28 quilômetros de rodovia deveriam receber pavimentação em concreto e 17 quilômetros seriam duplicados. O projeto ainda contemplava a criação de mini trevos de acesso às comunidades que ladeiam a rodovia. O investimento era previsto em R$ 119,4 milhões.
Dias após assumir o governo do estado de Santa Catarina, o governador Jorginho Mello (PL) cancelou a ordem de serviço da obra, alegando que o documento assinado em dezembro de 2022, é inválido. De acordo com Ricardo Grando, que estava na direção da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) há época: “O documento foi assinado pelo coordenador regional da SIE e, para ter validade, ele deve ser assinado pelo secretário da pasta ou pelo governador do Estado”.
No dia 10 de fevereiro, o estado publicou uma nota, informando que a SIE fará a readequação do projeto da obra de restauração da rodovia SC-305, entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê.
Ainda segundo a nota: “o objetivo é que os custos de recuperação, que no projeto original seriam de R$ 4,2 milhões por quilômetro, gire em torno de R$ 1 milhão, que é a média das rodovias federais da região”.
 
A visão dos municípios
 
“Foi alegado que a ordem de serviço estava cancelada, pois não havia a assinatura do secretário da SIE, Tiago Vieira, mas havia a assinatura do governador, que é superior ao secretário”, esclarece a prefeita de Campo Erê, Rozane Moreira (PT), que esteve ao lado de Carlos Moisés durante a assinatura da ordem de serviço em ato público no dia 16 de dezembro no município de Campo Erê.
Rozane esteve em Florianópolis junto dos prefeitos de Saltinho, São Lourenço do Oeste e de São Bernardino para dialogar com o governador. Na ocasião, o governador não recebeu os prefeitos, que foram ouvidos pelo secretário interino Ricardo Grando.
“Quando afirmamos e mostramos o vídeo da ordem de serviço assinada, ele disse que o governo estava revisando todos os contratos, avaliando quais as prioridades e se o governo teria condições de fazer a 305 em concreto, porque o custo é mais elevado”, acrescenta a prefeita.
Ela ainda relata que encontrou Jorginho durante a Itaipu Rural Show, que ocorreu em Pinhalzinho entre 15 e 18 de fevereiro, e falou da importância de manter o projeto como está, em concreto.
“Não é superfaturado, ele tem um custo maior pela qualidade. Não queremos que o trabalho de desenvolvimento de um projeto reinicie se for para reduzir a qualidade, mas pelo que compreendi do governo, eles querem fazer essa revitalização em asfalto. Nossa preocupação é que já foi pago um alto valor para a empresa fazer o projeto em concreto, perde-se tudo isso. Tem que indenizar a empresa que ganhou a licitação, pela rescisão de contrato e ainda há o longo processo de realizar um novo projeto”, enfatiza a prefeita.
No dia 27 Rozane embarcou novamente para a capital. A prefeita fez pressão para que o governador Jorginho mantenha o projeto na SC-305 em concreto e que seja executado o contrato assinado pelo então governador de Santa Catarina, Carlos Moisés. 
 
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