Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
10/03/2023 às 09h01min - Atualizada em 10/03/2023 às 09h01min

Ex-prefeito de Xaxim é preso por encomendar a morte do advogado Joacir Montagna

Crime que aconteceu em 2019, em Guaraciaba, foi julgado nesta semana em São Miguel do Oeste

Região
ND+
Cézar Gastão Fonini, ex-prefeito de Xaxim/SC, foi condenado a 30 anos de reclusão, em regime fechado, por encomendar a morte do advogado Joacir Montagna, há cerca de cinco anos, em Guaraciaba, no Extremo-Oeste de Santa Catarina.
O ex-político ainda deverá pagar R$ 500 mil em indenização à família do profissional por danos morais. Fonini, que também era médico, foi condenado por homicídio qualificado por motivos torpe e fútil, além de uso de recurso que dificultou a defesa do advogado. O homem estava preso desde agosto de 2019.
Márcio Luiz Cristofoli, juiz titular da Vara Criminal de São Miguel do Oeste, persistiu o juri popular, que iniciou na última segunda-feira (6) e se encerrou às 11h36 desta quinta (9). A sessão ocorreu na Câmara de Vereadores em razão da complexidade do caso, que contou com reforço na segurança do local.
A esposa do político e ex-vereadora de Xaxim, Maria de Lourdes Fonini, também era réu por homicídio, mas foi absolvida. Adelino José Dala Riva, que teria contratado dois irmãos para matar o advogado e dado a arma do crime com parte do pagamento, era réu por associação criminosa e também foi inocentado.
Montagna foi morto com um tiro na cabeça no dia 13 de agosto de 2018, enquanto trabalhava em seu escritório. O caso gerou grande comoção na região, em razão do advogado ser bastante conhecido.
Com o andamento do caso, o processo foi dividido. No primeiro julgamento, em 2019, cinco homens foram condenados pela execução da morte, cujas penas somaram 138 anos de prisão.
No primeiro júri, Adelino José foi condenado a 34 anos de reclusão por homicídio qualificado por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, além de porte ilegal de arma de fogo.
 
O crime
Conforme a denúncia do Ministério Público, no dia 13 de agosto de 2018, dois acusados saíram de carro de Chapecó para Guaraciaba. Um terceiro foi de motocicleta com placa clonada e número do motor adulterado. Nas proximidades do trevo de Guaraciaba, o executor do homicídio embarcou na moto em direção ao escritório da vítima. Sem retirar o capacete, ele teria anunciado um “assalto” às funcionárias do escritório e pedido para ser levado ao “doutor”. Quando todos deitavam no chão, o acusado teria atirado na cabeça de Joacir Montagna, que faleceu no local.
Os acusados teriam fugido de motocicleta, a qual foi abandonada no interior do município de Guaraciaba. Depois, eles teriam voltado de carro para Chapecó. O contratante teria pago pelo crime R$ 7.500 em dinheiro, além de uma arma de fogo. Ainda de acordo com a denúncia, o tio daqueles acusados realizou a venda de uma arma de fogo e a transportou para outro estado no interior de um ônibus.
Segundo a denúncia, um casal contratou um homem para providenciar a morte do advogado. Esse contratado acionou o atirador, que por sua vez chamou dois irmãos e um tio para participar do crime. Segundo a investigação, a intenção era facilitar as tratativas de um possível acordo em uma ação de cumprimento de sentença, em que a vítima atuava como advogado da parte contrária e não atendia aos desejos e propostas da família processada para o desfecho da ação judicial.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90