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06/04/2023 às 09h56min - Atualizada em 06/04/2023 às 09h56min

“Operação Tapa Buracos na SC-161 inicia na segunda-feira”

O anúncio é do coordenador regional da Secretaria de Infraestrutura (SIE), Everaldo Di Berti, que esteve no gabinete do prefeito Marcio Sansigolo nesta semana

Palma Sola
Da redação
ASO/Igor Vissotto
Nesta terça-feira (4), esteve em Palma Sola o coordenador regional da Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina (SIE), Everaldo Di Berti. Ele, junto do prefeito em exercício, Marcio Sansigolo, anunciou o início da operação tapa buracos na SC-161, trecho que passa por Palma Sola, entre o trevo da SC-305 e o município de Flor da Serra do Sul-PR.
As obras iniciam efetivamente na segunda-feira, dia 10. “Não temos previsão de quanto vai ser gasto na operação, a gente não sabe mensurar, mas dentro de uma semana eles devem executar o trabalho”, afirma o coordenador.
Segundo Everaldo, existia um contrato para manutenção das rodovias estaduais, mas ele foi paralisado desde dezembro.
“Isso ocorreu por falta de pagamento. O governo atual assumiu, fez o pagamento das contas e a empresa voltou a fazer essas manutenções. Os contratos de roçadas também estão quase vencidos, mas realizamos um novo estudo e a licitação deve acontecer nos próximos dias. Ela será mais ampla, um pacote. Não vamos mais precisar de várias empresas, uma para fazer a roçada e outra para a limpeza da sarjeta. Tudo será unificado e uma mesma empresa fará esses serviços”, explica o coordenador.
Vale lembrar que no mês passado, novamente um popular, o palmassolense Sérgio Ahmann, fez sozinho a manutenção/roçada nos canteiros do trevo entre a SC-161, de Palma Sola, e a SC-305, que vai à Campo Erê, onde o mato tomou conta.
Questionado sobre o cancelamento da ordem de serviço para reestruturação da SC-305, trecho de 28 quilômetros entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste, Everaldo afirmou que a principal motivação é a falta de empresas na região que realizam a manutenção do pavimento de concreto.
“A obra está sendo revista. A SC-305 está com um valor alto, hoje, em concreto, passam de R$ 4 milhões de investimento por quilômetro. Entende-se, que em asfalto vai custar no máximo R$ 1 milhão e meio, mas o mais preocupante é a manutenção. Nós não temos empresas que fazem manutenção no concreto na região, vem todas de longe, do Rio Grande do Norte ou Minas Gerais. Podemos dizer: ‘Ah, mas tem 10 anos de garantia’, mas a gente sabe que ocorrem problemas, até por conta do clima não ajudar. Quando se fala em manutenção no asfalto, temos empresas na região que fazem esse trabalho. A manutenção em concreto fica inviável”, enfatiza Everaldo.
Ele ainda anuncia que há um projeto de restauração e aumento de tráfego com terceira faixa. “Esse projeto contempla o trecho entre Flor da Serra do Sul e Flor do Sertão. Não tem prazo para iniciar, há vários projetos de reestruturação na região e as empresas que ganharam as licitações têm até o final de 2025 para entregar as obras. Explico aqui, que todos os projetos de rodovias estavam sim previstos no orçamento, mas não tínhamos recursos e muitas obras foram paralisadas por isso. O governador [Jorginho Mello] está atrás de um financiamento que passa de R$ 1 bilhão, através do Banco Mundial, para recuperar todas as rodovias, claro, pode demorar, mas já estão sendo tomadas as providencias”, finaliza o coordenador da SIE.


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