Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
14/04/2023 às 10h09min - Atualizada em 14/04/2023 às 10h09min

Diplomação dos vereadores mirins

A solenidade de diplomação da 4ª turma de vereadores mirins de Palma Sola foi realizada na Câmara de Vereadores com a presença de vereadores, secretários e o prefeito em exercício, Marcio Sansigolo

Palma Sola
Da redação
ASO/Igor Vissotto
 
A solenidade de diplomação da 4ª turma de vereadores mirins de Palma Sola foi realizada na Câmara de Vereadores na tarde de quinta-feira, dia 13, com a presença de vereadores, secretários, o presidente do Poder Legislativo Rafael Marques Batisti (PP), o prefeito em exercício, Marcio Sansigolo (PL), diretores das escolas estaduais Lauri Ludwig (Catharina Seger) e Francieli Holz (Claudino Crestani).
A diretora Francieli destacou a relevância da participação dos jovens na política falando sobre a importância em diferenciar a política da politicagem. “Estes alunos, que agora são vereadores mirins, têm a oportunidade de saber como é o trabalho de um vereador e quem sabe um dia vir a ser um vereador ou prefeito, enfim ocupar um cargo eletivo”, concluiu.
O diretor Lauri Ludwig frisou que esta é a oportunidade de os jovens aprenderem, conhecer um pouco mais sobre a política, o processo eleitoral e as demandas que chegam dia a dia.
O vereador Clair Munaro, idealizador do projeto Vereador Mirim, falou em nome da bancada do PDT. “Sem a parceria das escolas não seria possível executarmos este projeto, então muito obrigado aos diretores. Fico feliz em ver o nosso atual presidente, Rafael Batisti, dar andamento ao projeto dos Vereadores Mirins”, disse Munaro, citando os diversos parceiros que o projeto teve ao longo destas quatro legislaturas.
O vereador Odair Pauletti (PT) também se pronuncio, lembrando que na vida em comunidade tudo passa pela política, e assim justifica a importância de se aprender sobre o que é e como se faz política, para melhorar a vida das pessoas e a vida em sociedade.
A professora e vereadora Joice Dalle Laste (PP) falou em nome da bancada do Progressistas. Iniciou parabenizando os jovens que se colocaram à disposição, que disputaram uma eleição dentro das escolas, que isto não significa que estes jovens têm a obrigação de seguir na vida pública e futuramente ser um vereador ou um prefeito, mas que neste momento eles são os representantes públicos daqueles que os elegeram. “Agora vocês terão melhores condições de aprender a falar em público, de conhecer um pouquinho mais da Constituição Federal. Espero que tudo que vocês aprendam como vereadores, possam colocar em prática e passar esse conhecimento aos seus colegas e amigos. Contem comigo”, finalizou Joice.
O vereador licenciado e atual secretário de Administração de Palma Sola, Antonio Schauren (MDB) também parabenizou os jovens, especialmente pela coragem. “Tenho certeza que se isto fosse no meu tempo de colégio eu não teria coragem de colocar meu nome à disposição, este é o primeiro passo. Vejo que alguns já foram reeleitos, ou seja, gostaram de estar como vereadores mirins”, disse Schauren desejando que cada um aproveite esta oportunidade. Schauren também convidou os vereadores mirins a conhecer o Poder Executivo, através de uma vista à prefeitura, para conhecer o trabalho feito.
O prefeito em exercício, Marcio Sansigolo, foi categórico afirmando: “A política tem que ser levada a sério, vocês estão aí jovens, entendem que é preciso respeitar professor, diretor, pensando em coisas certas, estão no caminho para se tornarem pessoas, adultos ainda melhores”.
O presidente da Câmara de Vereadores de Palma Sola, Rafael Marques Batisti, cumprimentou a todos os presentes, parabenizando os envolvidos neste projeto, iniciado ainda em 2018. Rafael citou alguns dos vereadores mirins que já estão na segunda, terceira legislatura, que voltaram a concorrer ao cargo. “Entendemos que assim o Poder Legislativo contribui para a formação de cada um dos nossos jovens. Além do trabalho e das sessões que os vereadores fazem aqui nesta Casa de Leis, eles também participam de formações, de palestras, tem a oportunidade de conhecer a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na capital Florianópolis”.
Rafael também falou sobre a importância da parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, e que na função de presidente da Câmara está aqui para ajudar a abrir portas, ressaltou a importância de cada um expressar as suas opiniões, afinal isto é democracia.
Rafael finalizou afirmando que todos os funcionários do Poder Legislativo de Palma Sola estão à disposição dos vereadores mirins. O cerimonial de posse dos vereadores será no dia 19 de abril na Câmara de Vereadores de Palma Sola.
 
Vereadores titulares:
  • 1º Amanda Palhano;
  • 2º Amanda Valentina Ribeiro;
  • 3º Everton Ledur da Rocha;
  • 4º Gabriel Sbaraini Ribeiro;
  • 5º Yasmin Vitória Schwab;
  • 6º Lucas Gabriel Dorneles de Carvalho;
  • 7º Maria Vitória Costa de Oliveira;
  • 8º Miguel Schauren Bem;
  • 9º Paula Eduarda Klein Batista.
 
Vereadores Mirins suplentes:
  • 1º Artur Gabriel Reichert;
  • 2º Kauan Felipe Ribeiro Correa;
  • 3º Emily V. da Silva Klein;
  • 4º Kevin Felipe da Silva Klein;
  • 5º Luan Elias Horn;
  • 6º Marlon Lenoir de Souza;
  • 7º Ocemir Cardoso de Souza;
  • 8º Samuel Henrique Pauletti Rockenbach
  • 9º Wesley Furtado Carraro.
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90