Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
02/05/2023 às 16h38min - Atualizada em 02/05/2023 às 16h38min

​Pelé no dicionário

A transformação do apelido do rei do futebol em adjetivo é parte de uma campanha promovida pela Fundação Pelé

Região
G1
Reprodução Web
 
A palavra “Pelé” está no dicionário Michaelis. A definição de Pelé — um adjetivo que pode ser masculino ou feminino — é descrita pelo dicionário como “que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos”.
Os exemplos dados são: “Ele é o Pelé do basquete, ela é a Pelé do tênis, ela é a Pelé da dramaturgia brasileira, ele é o Pelé da medicina”. Os sinônimos do adjetivo, segundo o Michaelis, são “excepcional, incomparável e único”.
A transformação do apelido do rei do futebol em adjetivo — que já era de uso corrente entre muitas pessoas mesmo antes da oficialização no evento desta semana — é parte de uma campanha promovida pela Fundação Pelé, que contou com apoio de uma emissora de televisão, do Santos Futebol Clube e da editora que edita o dicionário, além de empresas de propaganda e mídia.
Os organizadores da campanha criaram até mesmo um site — pelenodicionario.com.br — para promover a ideia.
Mas Pelé não é o único nome próprio a inspirar um verbete no dicionário. Dicionários no mundo todo estão constantemente sendo atualizados para refletir as evoluções naturais da língua corrente.
Alguns nomes próprios também figuram no dicionário — como “jesus” (expressão de espanto), “maria” (denominação de pessoa comum indeterminada), “judas” (sinônimo de traidor), “ícaro” (pessoa com pretensões e ambições altas).
Algumas palavras de amplo uso na língua portuguesa hoje também tiveram suas origens em pessoas:
  • Boicote: Charles Cunningham Boycott (1832-1897) foi um militar inglês que administrava terras de um aristocrata na Irlanda. Conhecido por sua rigidez, ele entrou em conflito com os trabalhadores rurais para quem as terras eram arrendadas. Durante o conflito, um sindicato recomendou que os trabalhadores isolassem Boycott da comunidade, com campanhas para que estabelecimentos se recusassem a atendê-lo. A polêmica prática foi manchete em diversos jornais britânicos da época e deu origem ao termo “boycott”. Em português, a palavra “boicote” é amplamente usada e significa “recusa coletiva de trabalho para determinada indústria ou estabelecimento comercial, ou inibição de transações com eles”.
  • Sanduíche: a prática de se comer diferentes alimentos entre duas fatias de pão existe em muitas culturas ao longo da história. A palavra inglesa “sandwich” tem sua origem em John Montagu (1718-1792), o conde de Sandwich, uma cidade em Kent, no sudeste da Inglaterra. Montagu era conhecido por jogar cartas por muito tempo. Para que as partidas não fossem interrompidas nem mesmo para refeições, ele pedia a seus mordomos que colocassem um pedaço de carne salgada entre duas fatias de pão. Assim ele podia continuar comendo enquanto jogava e não sujava suas mãos — ou as cartas — com a gordura da carne.
 Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90