A cidade de Palma Sola recebeu, entre os dias 29 de abril e 4 de maio, a Copa Sul Brasileira de Handebol Feminino, reunindo 12 equipes de destaque dos três estados do Sul do país. A competição movimentou o município com jogos intensos, torcida animada e jovens talentosos em quadra.
O título ficou com a equipe da ATHB Torres, do Rio Grande do Sul, que confirmou o favoritismo ao longo da semana e venceu a grande final contra a SESPORT/ANG Concórdia, de Santa Catarina. O terceiro lugar foi conquistado pela Associação dos Amigos de Handebol de Itajaí, que mostrou regularidade e bom desempenho durante toda a competição.
Além da disputa pelo pódio, o torneio fez algumas homenagens: Para a artilheira Júlia Dalle Laste, que pontuou 62 vezes e foi um dos grandes nomes da competição e no ranking de fair play, destaque para a equipe de Sarandi/SEJUV, que terminou como a mais disciplinada do torneio.
Confira a classificação final:
A equipe do Sentinela conversou com a professora e treinadora das equipes de handebol de Palma Sola, Rosane Goetz Dalle Laste, a qual relatou que as 12 equipes haviam um bom nível técnico, elevando assim a intensidade da competição.
Segundo Rosane, entre as 12 equipes haviam seis equipes com condições de fazer a final. “Nossa equipe não foi feliz em alguns jogos, onde erramos finalizações. Jogar em casa tem suas vantagens e desvantagens, as emoções se misturam, desejo de vencer e o medo de errar, travou muitas vezes nossas atletas, até por se tratar de uma equipe super jovem”, ressaltou Rosane.
Em alguns jogos, as atletas palmassolenses não conseguiram administrar suas emoções, o que impactou a performance dentro de quadra. Mesmo que a equipe não tenha ficado em 1º lugar, Rosane parabeniza as atletas e declara ter muito orgulho do que estão construindo.
A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), com apoio da Federação Catarinense e da Prefeitura de Palma Sola. Mais do que resultados, a Copa Sul proporcionou integração entre estados, experiência de alto nível para as atletas e fortalecimento do handebol feminino na categoria cadete.