Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
17/06/2023 às 09h17min - Atualizada em 17/06/2023 às 09h17min

Novas lixeiras resolvem problema dos cachorros virando lixo

Os contentores são grandes e ficam tampados, então não podem ser virados pelos cachorros, que costumam rasgar e espalhar sacos de lixo, sujando as ruas

Palma Sola

Na última semana, a prefeitura de Palma Sola distribuiu os contentores pela cidade. Essas grandes lixeiras laranjas são coletivas, têm capacidade para suportar 400 quilos de lixo. As novas lixeiras estão substituindo, gradativamente, as lixeiras convencionais que cada família tem em frente à casa ou comércio. Com alguns dias de uso, os contentores já tem aprovação da população.
Um dos principais pontos positivos relatados pelos munícipes, é que os contentores não podem ser virados pelos cachorros, que costumam rasgar e espalhar sacos de lixo. Além de serem altos, os contentores ficam tampados. “Várias vezes a gente chegava para trabalhar e tinha que juntar sacolas rasgadas e lixo esparramados na frente da loja”, relata Lucilene Strapasson, mais conhecida como Chica. Ela trabalha na loja Mari Flores e Presentes, localizada em frente ao calçadão.
Conforme Chica, o contentor não está logo em frente à loja, mas a caminhada para levar o lixo não é um incômodo. “Mesmo que tenha ficado um pouco longe, está bom por conta dos cachorros. Aqui na loja o lixo reciclável nós deixamos separados para os catadores e o lixo normal, do dia-dia, a gente se programa para tirar na hora de ir para casa”.
Chica ainda acrescenta que na rua de sua casa não há nenhum contentor, mas que ela e a família já estão pegando o costume de levar o lixo no contentor que fica numa rua próxima. “Na hora de ir trabalhar a gente já aproveita e leva o lixo no lugar certo. Acredito que seja questão de tempo até que cada rua tenha uma lixeira”, relata.
O município instalou 106 contentores no perímetro urbano, nem todos os bairros foram atendidos, mas a expectativa é que o número de contentores aumente. Cada contentor tem capacidade para guardar 400 quilos de lixo, então não faz sentido colocar um em cada casa, eles estão distribuídos, ficando a no máximo 150 metros de distância um do outro. Na compra desses contentores o município investiu R$ 174,9 mil em recursos próprios. São R$ 1.650 por lixeira.
Quem também elogia as novas lixeiras é a moradora Marilete Schneider e seu marido. “A nossa cidade é uma cidade bonita, mas o que a deixava bagunçada às vezes, era o lixo. Às vezes as pessoas não conseguem tirar o lixo no dia em que o caminhão passa e deixam o lixo para fora um dia antes, nisso os cachorros faziam a festa. Agora está muito bom”, relata Marilete.
Uma das novas lixeiras fica bem em frente à casa de Marilete, ela relata que a queixa de alguns moradores é a distância. “Para alguns, a lixeira ficou meio longe, mas acredito que seja questão de tempo até que isso seja organizado e haja um local onde a lixeira fique boa para todos”, finaliza ela.
O contentor torna a coleta de lixo mais prática e fácil. O que era feito de forma manual passa a ser mecanizado. Os garis não precisam mais ficar pegando os sacos de lixo, só encaixar os ganchos do caminhão na lixeira e o caminhão faz o tombamento do contentor para a descarga. Outro ponto positivo é o dreno no fundo do contentor, que possibilita a limpeza e a eliminação da água parada.
O município começou a colocar os contentores na rua no dia 2, este ainda é o período de testes, o município está escolhendo os melhores locais para colocar as lixeiras, então elas ainda podem mudar de lugar.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90