Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
23/08/2023 às 09h00min - Atualizada em 23/08/2023 às 09h00min

Lar Aprisco instituição de acolhimento de crianças e adolescentes

Há 14 anos o Lar Aprisco tem como proposta receber, acolher e cuidar com amor e carinho das crianças e adolescentes ali acolhidas

Redação
Aprisco é uma instituição de acolhimento de crianças e adolescente que tiveram seus direitos violados. O Lar Aprisco surgiu em 2008 no município de São José do Cedro, mas somente em 2010 se tornou uma Associação Beneficente, Social, Educacional e Cultural –Aprisco. O atual diretor Administrativo da Associação, Ismael Batista, conta que o amor e a paixão pelo social sempre fizeram parte de sua vida.
Ao chegar no município no ano de 1997, Ismael foi convidado para participar dos trabalhos sociais da Associação Betânia – ONG, e no ano de 2018 o Ministério Público (MP) da Comarca do município pediu se era possível receber três irmãos nas dependências da associação por uma semana. Conta o Diretor que os dias se passaram e ao final de um mês veio outra criança e aos poucos foi nascendo a Associação Aprisco e se tornando uma casa acolhedora de crianças e adolescentes.
Conta Ismael que quando uma criança se encontra em uma situação de risco, vulnerabilidade social e tem seus direitos violados, seja por abandono ou negligência familiar a ela é concedido o direito legal de ser acolhida por uma família acolhedora ou ir para uma instituição de acolhimento. Quando levada à instituição, o conselho tutelar leva a criança ou adolescente até ao Lar Aprisco e deixa sob os cuidados da equipe. “Esse conselho tem até 24h para informar ao MP e ele dará o encaminhamento sobre o acolhimento”, relata Ismael.
É de responsabilidade dos municípios prestar serviços de acolhimento. Em São José do Cedro a Associação Aprisco é contratada para prestar esse serviço no município. Para que o acolhimento seja realizado, o município faz a Associação um repasse mensal que é destinado ao pagamento das despensas básicas, tais como: encargos sociais, alimentação, água, energia elétrica, telefone, combustível, entre outros. Conta Ismael que para as demais despesas eles tem parcerias com famílias que fazem doações de roupas, calçados e demais itens e também parecerias com empresários que fazem doações de móveis, mão de obra e manutenções. “Nós elaboramos projetos de cunho social e encaminhamos para as instituições que apoiam financeiramente os referidos projetos. São essas parcerias que nos dão condições de cobrirmos despesas não contempladas no convênio”, relata diretor da Associação Aprisco.
São acolhidos crianças e adolescentes de zero até 18 anos de idade, o tempo limite de permanência é de 18 meses. O Judiciário que está acompanhando o andamento do processo, decide se o acolhido retorna ao convívio familiar, se vai para a família extensa, ou se havendo um destituição familiar vai para uma possível adoção. Enquanto estão acolhidos, são encaminhados para o menor aprendiz e para o primeiro emprego.
Durante a estadia na instituição as crianças e adolescentes frequentam a escola, fazem passeios, vão ao cinema e de acordo com o credo religioso vão aos cultos. Atualmente estão escrevendo um livro com o título “Minha História”, juntamente com a educadora e a equipe técnica. O objetivo é que eles registrem sua história do período em que estão acolhidos.
Atualmente eles contam com 83 colaboradores, distribuídos em quatro casas, em torno de 14 anos em São José do Cedro – matriz, 10 anos em Xanxerê, Três Barras 3,5 anos e São Bento do Sul em torno de 1 ano. A equipe é constituída por: coordenadora, psicólogo, assistência social, pedagoga, cozinheiras, faxineiras e educadores sociais. Varia de acordo com a demanda de cada Lar.
 
Significado do nome Lar Aprisco
De acordo com Ismael na palestina existe a profissão pastor de ovelhas e toda manhã o pastor leva o rebanho para pastar. Quando uma ovelha adoece, ele retira do rebanho e leva até o curral, lá tem um local que se chama aprisco. No aprisco são colocadas todas as ovelhas que precisam de um cuidado especial até sua recuperação e retorno ao convívio do rebanho. Com base nessa história ele conta que sentiu em colocar o nome de Lar Aprisco, pois ali eles cuidam das crianças e adolescentes com amor até serem encaminhadas para o convívio familiar. “A proposta do Lar Aprisco é receber, acolher e cuidar com amor e carinho das crianças e adolescentes ali acolhidas”, relata Ismael Batista.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90