Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
25/08/2023 às 10h30min - Atualizada em 25/08/2023 às 10h30min

Flor da Serra oferta curso de refrigeração residencial

O curso deve formar profissionais que fazem instalação e manutenção em equipamentos de refrigeração e climatização residencial

Redação
O município de Flor da Serra do Sul, em parceria com o Senai, está ofertando o curso profissionalizante de refrigeração residencial. O curso deve formar profissionais que fazem instalação e manutenção em equipamentos de refrigeração e climatização residencial. Esta não é a primeira vez que o Senai ministra cursos no município, nos anos anteriores as formações foram de costura industrial e de elétrica automotiva.
“Nesta edição o Senai trouxe a sala de aula em formato de container, ficou bem legal. As aulas iniciaram na segunda-feira, temos duas turmas, uma à noite, das 18h30 às 22 horas, e outra à tarde, das 13h30 até às 17h30, cada turma com 19 alunos”, explica a secretária de indústria e comércio, Marli Matias. Segundo a secretária, a maior procura foi para as aulas no período da noite, inclusive com alunos aguardando na fila de espera, caso ocorra alguma desistência.
“Para a turma da tarde a procura foi menor, já que o pessoal trabalha. Ainda assim, estamos muito satisfeitos, percebemos que até mesmo quem já trabalha na área se inscreveu para o curso, vemos então, que as pessoas estão buscando se qualificar e se aperfeiçoar, o aprender nunca é de mais”, conta Marli. A idade mínima para participar do curso é de 14 anos, então a turma da tarde foi composta também por jovens.
O curso tem carga horária de 180 horas e deve acontecer até outubro. “O investimento do município para trazer esses cursos para os R$ 40 mil. Lembrando que para a população as aulas são gratuitas e não são apenas aulas teóricas, tem toda a parte prática, então quem faz o curso sai realmente sabendo fazer. O nosso objetivo trazendo esse curso é realmente qualificar a mão de obra, incentivar as empresas e indústrias, bem como a pessoa física, que com a formação, pode estar abrindo um MEI e prestando esse serviço de refrigeração no nosso município”, enfatiza a secretária.
Como a ideia é trazer, no mínimo, um curso por ano, a Secretaria de Indústria e Comércio já começa as pesquisas com a população, observando quais as maiores demandas e trazer no ano que vem, uma formação que supra essas demandas. “Recebemos pedidos pedindo novamente a costura industrial. Uma das opções é trazer um curso dessa área, como o de corte e costura, mas ainda estamos estudando”, conclui Marli.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90