Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
01/09/2023 às 14h00min - Atualizada em 01/09/2023 às 14h00min

Uma história de superação

O professor Antônio Batista contou sua história de vida, ele falou sobre a importância de ter sonhos e estudar para que eles se realizem

Redação
Divulgação
Na última semana, a Escola Estadual Padre Anchieta, de Salgado Filho, promoveu uma palestra com o professor Antonio Juscelino Batista, que contou sua história de vida. O evento foi organizado pela professora de língua portuguesa, Márcia Spessato. 
Natural de Cascavel, no Paraná, as primeiras lembranças de infância de Antônio, são em uma casa de chão batido, na propriedade onde o pai, João Maria Aires Batista, trabalhava como arrendatário. A família, formada pelo pai João, a mãe Eveline Menezes Batista e 10 filhos, aos poucos, conseguiu melhorar a qualidade de vida. Foi quando a mãe de Antonio começou a insistir para que os filhos estudassem.
Com muito esforço, Antonio cursou o magistério no Colégio Mário de Andrade, em Francisco Beltrão. Trabalhava de dia e estudava de noite. Depois cursou Estudos Sociais na Facibel, também em Beltrão. Cursou ainda uma pós-graduação em Psicopedagogia e mais uma graduação em História, dessa vez no município de Palmas. Por último, participou do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em História, equivalente a mestrado.
Há alguns anos Antonio mora em Salgado Filho, é casado com Terezinha Polla há mais de 30 anos, pai de três filhas, e avô de três lindas meninas. Professor estadual aposentado, ele já foi diretor de escola, supervisor, secretário municipal de educação e vereador.
No auge de sua vida, quando tudo estava bem, Antonio descobriu um câncer, câncer cervical, na garganta, em 2005. Passou por duas cirurgias, quimioterapia e radioterapia. “Eu era professor. Comecei a fazer uma série de exames, em seguida cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Foi bem difícil, a quimioterapia dava bastante reação, mas não desanimei. Sarei do câncer, mas fiquei com sequelas do tratamento, tive várias crises de pneumonia, devido ao alimento que caia no pulmão”, relata.
Antes que descobrissem a origem da pneumonia, Antonio teve sérios problemas de infecção. “Foram três anos de alimentação por sonda, até que pudesse me alimentar novamente pela boca. Hoje a minha alimentação é oral, qualquer bom alimento, mas só líquidos. Bato tudo no liquidificador e bebo na caneca. Hoje tenho ótima saúde, estou forte e disposto”, afirma ele. Antonio está com 61 anos, pratica atividades físicas regularmente, fazendo caminhadas de até 15 quilômetros. “Pedalo, faço academia e umas aventuras de rapel, tirolesa, flutuação, viagens, trilhas, salto de paraquedas e outras coisas”, contou ele durante a palestra, muito orgulhoso.
Antonio gosta de ler e de escrever, publica vários textos nas suas redes sociais e almeja publicar um livro. Além das atividades físicas, ocupa seu tempo cuidando do jardim, da horta e de uma pequena marcenaria. Ele finalizou sua palestra dizendo aos alunos que a vida é linda e é necessário apreciar cada momento, ter coragem para superar obstáculos e desafios.
“Se não der certo na sua vida, não culpe os outros! Se rebele estudando e sonhando, siga em frente. É preciso sonhar, mas não apenas sonhar, é preciso estudar, ir à luta, perseguir, almejar o sonho e caminhar em direção ao sonho, ao encontro dele. Não se vitimize, mesmo estando no fundo do poço, ou morrendo literalmente”, concluiu.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90