Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
28/09/2023 às 17h45min - Atualizada em 28/09/2023 às 17h45min

Palma Sola também é rapel em cachoeira

No último final de semana a Ecotrilha promoveu a prática de rapel na cachoeira Cancelier. A atividade esportiva na água foi favorecida pelas altas temperaturas

Redação
O rapel é uma técnica de descida que utiliza cordas para chegar até determinado ponto. (Foto: Divulgação)
No último final de semana os termômetros marcaram temperaturas próximas ao 40°C em Palma Sola, favorecendo práticas esportivas na água, a exemplo do Rapel de Cachoeira. “Esta é a 3ª vez que realizamos o rapel aqui no município, tivemos a participação de 21 pessoas. Qualquer pessoa independentemente da idade, se tiver vontade pode participar, já tivemos participantes de 9 anos. É uma experiência incrível e diferente”, relata Emilly Pauletti, integrante da Ecotrilha.
Com a proposta de tirar as pessoas da rotina e revigorar as energias em meio à natureza, a Ecotrilha História e Ecoturismo está inovando, trazendo uma imersão na natureza de maneira vertical, através da prática esportiva do rapel. O rapel consiste em uma técnica de descida, em que se utilizam cordas ancoradas na extremidade superior da cachoeira. Deslizando pela corda, com o uso de equipamentos de segurança, até o ponto que se pretende atingir.
Para realizar a atividade a Ecotrilha conta com a parceria dos instrutores Kurt Makoly e Varela, da Campo Vertical, de Francisco Beltrão. “Os locais onde a prática pode ser feita são variados, nossa região é privilegiada pela natureza. No entanto, quando se fala de turismo, precisamos analisar alguns aspectos de acessibilidade, distância, nível de dificuldade, segurança”, relatam os instrutores, acrescentando que a atividade de rapel é composta por teoria básica e prática.
O investimento para participar do rapel é de R$ 140. A saída da cidade de Palma Sola ocorre às 8h30, acontece o deslocamento até a cachoeira Cancelier, popular cachoeira da Casan que tem mais de 30 metros de altura, e em seguida os participantes têm uma breve aula com os instrutores, onde são apresentados os equipamentos, como funcionam e como usar. Logo após, já iniciam as descidas. “Descem de três a quatro pessoas por vez, após todos terem decido uma vez, começam as repetições, todos podem ir quantas vezes quiserem. Realizamos pausa para o almoço. O evento termina em torno das 17h. Também contamos com um seguro contratado após a compra desse passeio”, relata Emilly.
Ela informa que em breve novas datas estarão disponíveis para a prática do rapel. “Lembrando que além do rapel a Ecotrilha conta com trilhas e café colonial nos finais de semana. Agora com um roteiro novo que é a Rota Vale Encantado, nessa trilha contemplamos três cachoeiras lindas para banho, ótimas para aliviar o calor”, finaliza.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90