Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
07/10/2023 às 11h15min - Atualizada em 07/10/2023 às 11h15min

Comemorando o dia dos idosos com saúde

Eurides e Rosalina estão juntos há 52 anos, juntos têm 9 filhos, 15 netos e 1 bisneta. “Pra chegar até aqui, valeu cada esforço” dizem

Redação
Eurides Cirino de 79 anos e Rosalina Cirino de 76 anos vivem uma vida leve, cercados pelos filhos, netos e muito amor. (Foto: Ruthe Kezia)
Casados há 52 anos, Eurides Cirino e Rosalina Cirino contam que se conheceram em Palma Sola no ano de 1969, através das primas de Eurides que eram amigas da Rosa, como é mais conhecida. “Minhas primas eram muito amigas da Rosa, certo dia elas fizeram um bilhete e colocaram no meu chapéu, no bilhete tinha um convite para começarmos a namorar”, relata Eurides. Dois anos depois, em 1971, casaram e estão juntos até hoje.
Atualmente Eurides está com 79 anos e Rosa com 76 anos. O casal tem 9 filhos, 15 netos e 1 bisneta. Eurides conta que gosta de estar perto dos seus netos, brincando e contando histórias. “Amo meus filhos, mas antes não tinha tempo para brincar com eles como tenho agora com os meus netos, fico agarrado com eles”, brinca Eurides. Rosa é uma avó carinhosa, sempre tem em sua casa uma lata cheia de doces e agrada seus netos com comidas saborosas.
Um dos momentos marcantes da vida do casal foi o ano de 1982, quando ainda moravam no interior do município. Relembram que estavam equilibrados financeiramente, porém naquele ano houve uma enchente e eles perderam casa, móveis, roupas, documentos e galpão, “ficamos praticamente na rua, então tivemos que começar do zero”, reafirma ele.
Enquanto construíam uma nova casa e um novo galpão, a família morou no galpão de fumo de um conhecido. Naquele tempo a empresa Palmasola S/A ajudou a família doando madeira para a construção da nova casa.
No ano de 2002 a família se mudou para a cidade, onde residem há 21 anos. Os filhos percebem que após a vinda para a cidade, o casal rejuvenesceu.
Como passatempo eles frequentam o Clube dos Idosos do município e o casal participa ativamente das atividades. Seu Eurides assumiu em 2003 como tesoureiro e ficou no cargo por 2 anos, depois assumiu como presidente do Clube e ficou por 14 anos. Eurides conta que na época ele cuidava da cancha, da bodega e organizava as festas.
 Rosa gosta de fazer crochê, macramê [usada para criar franjas e barrados em lençóis, cortinas e toalhas] e ler, “minha filha trouxe um livro pra mim e me falou para ler em um mês, mas eu terminei antes do prazo, já sei de cor”, brinca Rosa. Ela é uma mulher muito devota, não fica uma semana sem ir à missa. As pessoas costumam lhe procurar pedindo oração e benzimento. Seu Eurides gosta de tocar violão, cantar e praticamente todas as tardes se encontra com amigos para jogar baralho.
Ao serem questionados sobre o que mudou com o passar da idade, Eurides brinca dizendo que o que mudou foi que ficou velho, mas que eles sentem falta de trabalhar e que algumas atividades já não aguentam fazer tão rápido como antes, “mas está bom viver”, relata o mesmo. Acreditam que valeu o esforço e mesmo que tenham passado por altos e baixos em suas jornadas, sempre correram atrás dos seus objetivos. Hoje idosos, mas apaixonados pela vida.
Mesmo com uma certa idade realizam suas atividades com total independência, são gratos por terem envelhecido com saúde e estarem cercados das pessoas que amam. “É bom envelhecer assim. Não adianta colocar coisas ruins na cabeça, isso deixa a gente atentado”, relata Rosa.
 
Dia dos idosos
Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Esse dia é celebrado para reforçar a importância da proteção e cuidados a esse público.
No Brasil, o dia faz referência ao marco da aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003, e tem o objetivo de refletir sobre a forma como lidamos com a idade e com o envelhecimento no país.
O Brasil caminha para se tornar um país majoritariamente idoso, cuja população com mais de 60 anos será maior que o grupo de crianças com até 14 anos, até 2030, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90