Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
07/11/2023 às 10h29min - Atualizada em 07/11/2023 às 10h29min

Está aberto período de matrículas e rematrículas escolares

Secretária Rosa Vargas explica quais as mudanças previstas para o ano letivo de 2024 em Palma Sola

Palma Sola
ASO/Sofia Bertolin
 
Está aberto em Palma Sola, o período de matrículas e rematrículas escolares para o ano letivo de 2024. Conforme a secretária de educação, Rosa Vargas, as matrículas e rematrículas contemplam todas as escolas da rede municipal de ensino, da educação infantil até o ensino fundamental.
“As nossas creches e escolas que atendem a educação infantil, o Centro de Educação Municipal Fada Madrinha e Núcleo de Ensino Fundamental Castro Alves, da Linha Brasil, estão com as matrículas abertas desde o dia 6, se estendendo até o dia 14. Já o Centro de Educação Municipal Libório Romildo Kunh, estará com matrículas abertas a partir do dia 20, se estendendo até o dia 30 de novembro”, explica a secretária.
Ainda de acordo com ela, para fazer a matrícula é obrigatório levar até as unidades de ensino todos os documentos da criança, bem como, o comprovante de vacinação [é necessário ir até o Posto de Saúde e pegar uma declaração, afirmando que a criança está com a vacinação em dia].
“Estar com todas as vacinas em dia é um dos critérios para estudar nas escolas públicas. Agora é Lei Federal, a família é obrigada a trazer o comprovante, caso contrário, a criança não poderá ser matriculada, infelizmente. O pai e a mãe podem responder judicialmente pela não matrícula”, enfatiza Rosa.
Além da documentação é necessário que pais ou responsáveis estejam presentes, pois eles terão que responder um questionário (anamnese). Através desse questionário a escola obtém o histórico da criança, dados sobre sua saúde física e psicológica, com quem essa criança convive, entre outros. O principal objetivo é que, caso essa criança tenha uma alteração física, como a intolerância à lactose por exemplo, ela não venha a sofrer com isso na escola, que estará se preparando para melhor recebê-la.
Sobre as creches Rosa Informa que para o próximo ano haverá um número de matrículas pré-definidas, serão 75 crianças por creche. “Acontece de o pessoal ter preferência por uma creche. Acaba que quem mora perto daquela creche fica sem vagas e tem que se deslocar, muitas vezes a pé, para levar a criança até outra creche. Vemos muitas mães que não tem carro atravessando a cidade para ir até as creches do bairro Azaleia e o antigo bairro agrícola. Cito a creche Criança Feliz do bairro Ossani, onde se acumularam muitas crianças até pela questão da localização, enquanto na creche Lélia Caldato Crestani poderíamos atender mais alunos”, relata a secretária

Crianças com Laudos

Neste ano o atendimento de crianças que possuem laudos médicos [para autismo ou síndrome de down, por exemplo], serão atendidas de forma centralizada. A educação infantil será atendida apenas na Pré-Escola Jardim de Infância Menino Deus e ensino fundamental anos iniciais apenas no Libório.
“Para as turmas de creche, onde for necessário teremos professores para essas crianças, mas apenas por 20 horas, ou seja, meio período. Isso porque essa criança precisa ser atendida na Apae ou por profissionais da rede de saúde, então acabam ocorrendo muitas faltas, ou na escola ou nesses atendimentos. No Libório também teremos profissionais efetivos especializados para atender esses alunos laudados. Tínhamos muita rotatividade de professores e isso prejudicava a própria criança. Disponibilizaremos transporte para levar esse aluno no Palmares ou do Azaleia, por exemplo, para o Libório e para o Menino Deus”, enfatiza a secretária.
Rosa finaliza pedindo para que os pais se adiantem, compareçam às escolas e garantam vagas para seus filhos. 
 
Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90