Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
25/11/2023 às 09h30min - Atualizada em 25/11/2023 às 09h30min

“A resina também é eternizar momentos”

A professora e artesã Karine conserva o coto umbilical do bebê com resina. Também podem ser eternizados os testes de gravidez, fios de cabelo, pelos de animais de estimação, leite materno e até mesmo cinzas

Redação
Além da eternização, Karina faz marcador de páginas, dominó, bandejas, canetas, chaveiros, porta incenso e lembranças em geral. (Foto: Divulgação)
Karine Kuhn, de 34 anos, é natural de Bandeirante, morando em São José do Cedro há 11 anos, hoje ela concilia o trabalho e a família com a produção de arte em resinas. Professora de formação, ela começou a trabalhar com resina há cerca de dois anos, quando sua filha mais nova nasceu. Ela tem paralisia cerebral leve e com uma saúde frágil, a pequena demanda de atenção e acompanhamento nas fisioterapias e outros atendimentos. Pensando nisso, Karine começou a buscar formas de trabalhar em casa e passar mais tempo com a filha.
Quando conheceu o mundo das resinas, ela se encantou. “No início era um simples hobby, mas com o tempo fui me aprofundando cada vez mais no mundo da arte e artesanato, então resolvi trabalhar com resinas, sublimação e lembrancinhas em geral”, conta Karine.
Marcador de páginas, dominó, bandejas, canetas, chaveiros, porta incenso, lembranças para casamento, batizado e aniversário são alguns dos itens que Karine produz em resinas. “A resina também é eternizar momentos”, afirma ela. Na linha de eternização, Karine conserva o coto umbilical do bebê, testes de gravidez, fios de cabelo, pelos de animais de estimação, leite materno e até mesmo cinzas.
“Fazer pingentes de leite materno, por exemplo, envolve vários processos. Um dos primeiros é transformar em leite em pó o leite trazido pelas mães, pois a resina não aceita nada líquido. Depois o leite em pó é misturado com a resina, que é depositada em um molde, dando origem aos pingentes de leite materno”, conta Karine.
Ela ainda relata que em estado líquido a resina pode ser tóxica, seu manuseio deve ser feito com máscaras e luvas: “A resina é uma mistura de químicos. Já trabalhei sem máscaras e tive uma alergia. Quando a resina está no processo de secagem ela fica em uma estufa, nessa secagem ela perde as toxinas e não traz mais risco à saúde”. Além disso, uma vez seca, não é mais possível reidratar a resina, então os objetos feitos com ela não podem ser refeitos em caso de erro. “Já perdi muito material fazendo testes”, acrescenta a artesã.
 
100% de dedicação à arte
Atualmente Karine ainda trabalha como professora na Unidade Prisional Avançada De São José do Cedro, mas para o ano que vem pretende se dedicar 100% ao seu trabalho com artesanato. “Eu amo dar aula, ainda não larguei as aulas porque gosto do meu trabalho, comecei aos poucos a diminuir minha carga horária e atualmente dou uma aula à tarde e uma à noite. Mas como, principalmente nas datas comemorativas, a demanda aumenta, eu acabo madrugando, principalmente nas datas comemorativas, então ano que vem vou me dedicar às minhas coisas”, finaliza.

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90