Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
16/01/2024 às 14h00min - Atualizada em 16/01/2024 às 14h00min

Posse dos conselheiros tutelares em Campo Erê

A solenidade de posse contou com a presença de autoridades municipais, representantes do CMDCA, os novos conselheiros e seus familiares

Os eleitos que assumiram o cargo a partir do dia 10, todos permanecem no cargo até 2028. (Foto: Divulgação)
Quarta-feira, dia 10, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Campo Erê, promoveu a posse dos novos membros do Conselho Tutelar. O Conselho tem como premissa, representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária. 
A solenidade de posse foi realizada no Centro de Cultura e Eventos Eugênio Bernart e contou com a presença de autoridades municipais, representantes do CMDCA, os novos conselheiros e seus familiares. Entre os eleitos que assumiram o cargo a partir do dia 10 estão: Vilmar Denardi, Laryssa Gonsalves, Francieli Bombieri, Gelson Paloski e Lediane Vanzella Cerezolli, outros quatro assumiram como suplentes, todos permanecem no cargo até 2028.
De acordo com a presidente do CMDCA, Edirleia Zanchettin o no total oito candidatos se inscreveram, passaram pela prova de aptidão e participaram da eleição, que ocorreu em outubro de 2023 inscritos. Como todos participaram da votação, os cinco mais votados ficaram como titulares e outros quatro como suplentes. “Permaneceram no cargo três conselheiros e tivemos a entrada de duas novas pessoas”, relata.
Ainda segundo Edirleia, o CMDCA é parceiro do Conselho Tutelar, dando suporte principalmente nas capacitações e na realização de campanhas, nas datas onde o combate à violência contra a criança e o adolescente é mais enfatizado.
 
Mudanças e aumento salarial
“Em nível nacional falamos sobre a escolha dos próximos conselheiros tutelares, para que não seja mais feita através de eleição, pois envolve muita política junto é uma coisa não tem nada a ver com a outra. Gostaríamos que fosse pelo nível de estudo através de uma prova de conhecimento ou prova de títulos. Lembrando que hoje os conselheiros passam por uma prova de conhecimento para ver se estão aptos para o cargo, muitos vão super bem na prova e tem uma bagagem de conhecimentos, mas na hora da votação não desempenham tão bem. Essa conversa deve amadurecer no decorrer dos próximos anos”, relata Edirleia.
Atualmente, cada município define qual salário o conselheiro tutelar deve receber, até porque, cada município define através de edital qual o nível de conhecimento necessário para se candidatar ao cargo, em Campo Erê, por exemplo, é exigido ensino médio completo e dois anos de experiência no trabalho com crianças e adolescentes. “O que se fala com a mudança para uma prova de conhecimentos ou prova de títulos, é que passa a ser exigida uma formação específica e um salário adequado com o que é exigido. Hoje, por não termos uma exigência tão grande, o salário é considerado baixo. A missão do conselheiro tutelar é bem ampla e muitas vezes bate na remuneração, muitos estão no trabalho pelas crianças e não tanto pela remuneração”, explica.
Hoje o salário dos conselheiros em Campo Erê é de R$ 2.173,69, para que haja melhoria na remuneração, o CMDCA iniciou uma conversa com a administração municipal, que deve ser ampliada ao longo do ano. “Não há nada definido, mas vamos seguir conversando com a administração”, concluiu Edirleia.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90