Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
29/01/2024 às 15h00min - Atualizada em 29/01/2024 às 15h00min

Novo médico pediatra atende em Palma Sola

O médico pediatra, com especialidade em alergia e imunologia, Luiz Augusto Schir, chamado também de Tuto Schir, passa a atender as crianças no posto de saúde de Palma Sola

A pequena Antonella passa pelo atendimento com o médico pediatra Tuto Schirr. (Foto: Sofia Bertolin)
O município de Palma Sola disponibiliza atendimento pediátrico na Unidade Básica de Saúde há alguns anos e a partir deste mês, conta com atendimento de um novo profissional, o médico pediatra, com especialidade em alergia e imunologia, Luiz Augusto Schirr, chamado também de Tuto  Schirr.
O novo profissional também atende a Secretaria de Saúde de Campo Erê, e estará atendendo em Palma Sola todas as terças-feiras, a cada 15 dias. O diferencial é que Tuto vai atender por paciente e não por hora, dessa forma, ele fará 40 consultas a cada 15 dias, sendo 20 no período da manhã e 20 no período da tarde.
Conforme explica a secretária de saúde, Elizandra da Silva, a necessidade de fazer a contratação de um novo profissional surgiu no final do ano passado, quando a médica pediatra que trabalhava no posto passou em um novo concurso e pediu aumento de carga horária para continuar atendendo em Palma Sola. “Para nós não era viável aumentar a carga horária dela, que atendia cerca de oito horas quinzenais, e como havia algumas queixas em relação ao trabalho prestado, optamos por encerrar o contrato com essa profissional e procurar outra pessoa para atender os nossos pacientes”.
Elizandra ainda lembra que é mais viável ter um profissional atendendo no município de Palma Sola do que transportar pais com suas crianças para serem atendidos em São Miguel do Oeste e Pato Branco. “Isso gera um transtorno para as famílias, que têm que sair daqui com as crianças às 5h da manhã para ir a São Miguel, por exemplo, e voltar só ao meio dia. Ter o atendimento aqui dentro é mais cômodo para os pais e as crianças”, enfatiza a secretária.
O investimento mensal do município com o novo profissional será de aproximadamente R$ 8 mil e 800. “A gente paga R$ 110 por consulta, mas vale lembrar aqui que fizemos a contratação do Tuto, como ele prefere ser chamado, através do COMINS (Consórcio Intermunicipal de Saúde de Pato Branco), não é um credenciamento municipal, então esse valor está incluso na fatura mensal que pagamos ao consórcio. Mesmo que o paciente falte, a gente paga pela consulta, então é importante que os pais que fizeram agendamento para as crianças não faltem, caso contrário, dinheiro público estará indo pro ralo”, afirma a secretária. 
Tuto é formado em pediatria há 10 anos, tem especialidade em alergia e imunologia e estará atendendo essas especialidades em conjunto com a pediatria. “A primeira impressão que tive aqui em Palma Sola foi muito boa, a estrutura de entendimento é boa e a equipe bem qualificada. Pretendo trabalhar aqui por muito tempo”, afirmou o médico.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90