Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
31/01/2024 às 10h00min - Atualizada em 31/01/2024 às 10h00min

Canalização de poço atenderá 18 famílias

A obra ocorre na Linha Lambari. A comunidade sofria falta de água nos períodos de estiagem

A vazão do poço é suficiente para atender 18 famílias. (Foto: Sofia Bertolin)
O município de Flor da Serra do Sul está realizando a canalização de um poço artesiano na linha Lambari. A ação é muito aguardada pelos moradores da comunidade, que durante os períodos de estiagem sofriam com a falta de água.
Ivanete Dalla Valle de Lima e sua família moram na comunidade Lambari há quase 60 anos, segundo ela, os problemas com a falta de água começaram a ser mais evidentes nos últimos anos. “Principalmente nas épocas de estiagem a gente ficava sem água, agora vai acabar o nosso problema e o dos vizinhos. Ter água encanada é uma felicidade, a gente não esperava que ia chegar esse momento”, relata.
O secretário de meio ambiente, Adilson Ribeiro, relata que após a última estiagem, foram mapeadas as comunidades e locais com maior necessidade de água, entre elas estava a linha Lambari. “Conseguimos junto ao governo do estado, recursos para a perfuração de dois poços artesianos em 2021, um na linha Lambari e outro no Tatetos. Perfuramos primeiro aqui na Lambari e com 60 metros deu água com a vazão de 3.6 metro cúbicos, necessária para atender a população. Foi quando o prefeito Junior [Veterinário], começou a negociação para perfurar um terceiro poço, na linha Santo Ângelo. Esse poço já foi inclusive canalizado”, explica o secretário.
Na linha Lambari está ocorrendo a canalização, ainda será construída uma pequena estação de tratamento nos padrões da Sanepar, inclusive com um cercado em volta. O local do reservatório também recebe um cercado.
O poço atenderá cerca de 18 residências. “Lembrando aqui que por nós, canalizaríamos o maior número possível de residências, mas de acordo o projeto técnico, com a capacidade do poço e também com a questão geográfica da comunidade, o projeto consegue abranger um número x de pessoas, lembrando que dentro dessas 18 residências estão aqueles que mais sofriam com a falta de água”, esclarece o secretário.  

Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90