Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
24/02/2024 às 11h15min - Atualizada em 24/02/2024 às 11h15min

Um espaço bonito, organizado e arejado

Apae Pequeno Guinter recebeu obras de melhorias, o objetivo foi proporcionar bem-estar aos alunos e melhorar a qualidade dos atendimentos

(Foto: Igor Vissotto)
Com o propósito de melhorar a qualidade dos atendimentos prestados aos alunos, bem como, melhorar o espaço de trabalho dos profissionais de saúde e educação, a diretoria da Apae Pequeno Guinter, de Palma Sola, propôs uma obra de revitalização do espaço interno.
As obras iniciaram no dia 18 de dezembro e se estenderam durante o período de férias dos profissionais e alunos.
Melhorias incluem ampliação no refeitório, adequação dos banheiros – que além de adequados de acordo com acessibilidade, receberam novas pias, trocadores, espelhos e cores. Ainda ocorreu a construção de um novo D.M.L. (Depósito de Materiais de Limpeza), adequação de salas, aquisição de novos mobiliários e pintura interna – as paredes amarelinhas passaram a ser brancas e verdes.
Conforme a presidente da Apae, Laine Neugebauer, e a diretora, Joceli Cofferi, tudo foi pensado de modo a proporcionar bem-estar aos alunos e melhorar a qualidade dos atendimentos. “Temos um espaço bonito, organizado e arejado”, enfatiza Joceli.
“Em relação às salas, fizemos uma troca na sala da fonoaudióloga e da estimulação, na sala da psicóloga melhoramos o isolamento acústico e trocamos a sala dos professores e a sala de informática de lugar, para que a informática ficasse em um espaço maior. Trocamos também a porta da cozinha de lugar e colocamos uma porta dividindo o refeitório da área de circulação”, explica Laine.
Toda a obra foi realizada com recursos próprios da Apae, que angaria fundos através de feirinhas, cafés, vendas, promoções e emendas parlamentares. Laine reforça que só foi possível realizar todas as melhorias através do trabalho em conjunto com a diretoria executiva e com os professores e direção. A presidente agradece a todos que de alguma forma ajudaram essa obra a se concretizar: “Nosso muito obrigado”.
A diretora Joceli lembra que a Apae está prestes a completar 30 anos de inauguração. Nessas três décadas, a maioria das obras realizadas foram de ampliação. “Exceto pela cozinha, que reformamos há alguns anos, a escola nunca havia passado por uma reforma interna”, relata. Segundo ela, os próximos investimentos devem ser na melhoria do telhado e na troca da fiação elétrica.
 
Sala de informática
A Apae recebeu do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) R$ 27.969,00. O recurso é oriundo do pagamento de prestações pecuniárias. Com o valor a sala de informática será equipada com mais computadores e ar-condicionado.
A escola ainda conta com diversas salas de atendimentos, equipadas com materiais que auxiliam no desenvolvimento psicomotor dos alunos. Através de projetos desenvolvidos em anos anteriores, a Apae conquistou uma piscina para prática de hidroterapia; um ginásio, utilizado para prática esportiva, realização de feiras e eventos; um parquinho infantil para recreação; além é claro, dos equipamentos utilizados nas salas de aula.
 
Início do ano letivo
O ano letivo da Apae Pequeno Guinter inicia nesta quinta-feira, dia 15, acompanhando as escolas estaduais e municipais.
“Como nossos professores são cedidos do estado, inclusive eu sou do estado, estamos novamente desfalcados, faltam seis professores. No teste seletivo do ano passado poucos professores passaram, então a lista de chamada já encerrou. Por isso, no dia 15, nem todas as turmas retornam para a escola”, informa Joceli.
Até que o Estado organize a contratação de mais professores, a Apae irá atender as turmas em formato de revezamento. Joceli destaca que após o feriado de Carnaval acontece uma reunião com os pais dos alunos, para explicar essa situação.
A diretora reforça que a Apae não pode fazer a contratação dos professores que faltam de forma independente. “Dependemos do governo. Conforme as orientações repassadas à nós, uma segunda chamada e em seguida a chamada pública de novos professores deve ocorrer na segunda quinzena de março. Então esse atendimento em forma de revezamento não se estenderá por muito tempo”.
Para a recepção dos alunos, a partir do dia 15, a equipe de profissionais da Apae preparou um dia diferente, com lanches saborosos e dinâmicas, os alunos ainda participam de um passeio no campo dos Corpo de Bombeiros. “Além disso, eles vão conhecer o nosso novo espaço revitalizado”, conclui Joceli.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90