A APAE de São José do Cedro promoveu, na última quarta-feira, dia 5, a 8ª edição da Caminhada Laranja, uma mobilização voltada à conscientização da comunidade sobre os direitos, a inclusão e a valorização das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A atividade reuniu aproximadamente 200 participantes, entre alunos e profissionais da instituição, familiares, representantes de escolas, entidades, secretarias municipais e autoridades.
Segundo a diretora da APAE, Cristiane Luvizon Hendges, a caminhada foi mais do que uma atividade de integração. O momento teve como objetivo dar visibilidade à causa e reforçar a importância da construção de uma sociedade mais inclusiva: “Mais do que uma caminhada, foi um momento de mobilização social, de dar visibilidade à causa e reforçar que a deficiência não define uma pessoa: são as oportunidades, o respeito e a inclusão que fazem a diferença”, destacou.
Para a diretora, ações como a Caminhada Laranja são importantes para aproximar a comunidade da realidade das pessoas com deficiência e contribuir para a mudança de atitudes. A informação e a sensibilização, segundo ela, são caminhos fundamentais para combater preconceitos e fortalecer o respeito e a igualdade.
Comunidade participou da ação
Durante o trajeto, a APAE contou com o envolvimento da comunidade, que recebeu a iniciativa de forma positiva e acolhedora. Conforme Cristiane, foi possível perceber o carinho e a disposição da população em participar do momento de conscientização: “Foi muito bonito ver a caminhada tomando as ruas e perceber que a população entende a importância de construir uma sociedade cada vez mais inclusiva”, avaliou.
O tema para a 8ª Caminhada Laranja foi “Deficiência não define, oportunidade transforma, inclua nossa voz!”. Conforme a diretora, o tema reforça que as pessoas com deficiência possuem potencialidades, sonhos e capacidades e devem ter garantido o direito de participar plenamente da sociedade: “Quando oferecemos oportunidades, acessibilidade, respeito e voz, possibilitamos que essas pessoas desenvolvam todo o seu potencial. A inclusão não deve ser apenas um discurso, mas uma prática cotidiana”, enfatizou.
Próximas ações
A APAE mantém uma agenda permanente de atividades destinadas ao atendimento, desenvolvimento e inclusão das pessoas com deficiência, além de ações de conscientização e integração com as famílias e a comunidade.
Nos próximos meses, a instituição deverá realizar novas atividades e projetos, que serão divulgados gradativamente pelos canais oficiais. A proposta é continuar fortalecendo o trabalho desenvolvido pela APAE e ampliar as oportunidades oferecidas aos alunos e usuários.