Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90
14/03/2024 às 15h00min - Atualizada em 14/03/2024 às 15h00min

Município define Programa de Distribuição de Calcário 2024

A principal mudança é em relação a cota máxima de calcário que cada produtor pode receber, que passou de 15 para 30 toneladas

Reunião reuniu equipe da Secretaria de Agricultura, o prefeito Marcio Sansigolo, o gerente da Cooperalfa, Leonir Piovezan e o extensionista da Epagri, Marcos Furlan. (Foto: Divulgação/Prefeitura Palma Sola)
Na manhã do dia 7, a equipe da Secretaria de Agricultura de Palma Sola se reuniu com o prefeito Marcio Sansigolo, com o gerente da Cooperalfa, Leonir Piovezan e com o extensionista da Epagri, Marcos Furlan, com o objetivo de alinhar o funcionamento do Programa de Distribuição de Calcário.
De acordo com o secretário de agricultura, Claudinei Schein, este é um programa do Governo Estadual. “Para que o produtor faça a correção da acidez do solo, ele realiza uma análise de solo. Os técnicos da Epagri, ou da prefeitura, realizam a interpretação desta análise e emitem um laudo, onde consta a quantidade de calcário que cada produtor/propriedade necessita”, explica. Posterior a entrega do laudo, o produtor vai até a Cooperalfa, a empresa é responsável por fazer os contratos do programa Troca Troca.
Com a reunião, ficou definido que a prefeitura continua entregando o calcário de forma gratuita nas propriedades. Outra mudança, é em relação a quantidade de calcário que cada produtor pode receber.
“Em anos anteriores a cota máxima de calcário para o produtor que tinha a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), era de 15 toneladas, agora passou para 30 toneladas. Percebemos que alguns produtores tinham demanda de mais toneladas, mas não tinham acesso. Outro ponto que nos motivou a aumentar essa cota, é que em anos anteriores houve uma sobra de calcário”, conclui o secretário.


Receba as notícias do Portal Sentinela do Oeste no seu telefone celular! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp através do link: https://chat.whatsapp.com/Bzw88xzR5FYAnE8QTacBc0
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalsentinela/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sentinela do Oeste Publicidade 1200x90